Multiviaduto e Ponte da Integração: obras de Itaipu transformam o lado paraguaio. Veja imagens

A exemplo do que ocorre em Foz do Iguaçu, são obras que vão mudar a situação da fronteira, depois que passar a pandemia.

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H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Do lado de Foz do Iguaçu, Ponte da Integração, modernização do aeroporto e, agora, a anunciada duplicação da pista da BR-469, a Rodovia das Cataratas, entre as principaiss.

Do lado paraguaio, as obras da Ponte da Integração, em Presidente Franco, e a construção do multiviaduto no km 7 da rodovia PY02, dm Ciudad del Este, também entre as principais.

Tanto lá como cá, essas grandes obras têm financiamento total ou parcial (no caso do aeroporto de Foz) da Itaipu Binacional, que no Paraguai atua praticamente como um ministério de obras públicas desde há muitos anos. No lado brasileiro, a atuação da usina foi ampliada, o que está garantindo realizar sonhos que há várias décadas os iguaçuenses vinham acalentando.

O Multiviaduto de Ciudad del Este deve ter a primeira fase do projeto total habilitada ainda esta semana, já com uma iluminação eficiente nos 2.500 metros da obra. Faltam apenas a sinalização horizontal e as placas de informação de trânsito.

Com a habilitação do viaduto, no trecho do km 7, a circulação viária no local será restaurada, já que a rodovia estava fechada para as obras desde 10 de novembro de 2019, com o tráfego circulando por vias alternativas.

O superintendente de Obras e Desenvolvimento de Itaipu, margem paraguaia, engenheiro Fernando Souto, explica que a habilitação da rota completa 45% da obra total, como noticia o jornal La Nación.

“Com isso dá para imaginar a envergadura da obra”, diz o engenheiro. Com tudo o que já foi feito, diz ainda, “apenas estamos chegando à metade do projeto que está sendo executado”.

A Itaipu está investindo no multiviaduto US$ 11 milhões (cerca de R$ 60 milhões). O responsável pela obra é o consórcio Vial Este.

O multiviaduto, que será o maior do Paraguai, pretende corrigir o trânsito mais caótico e mais movimentado de Ciudad del Este e região e o investimento total é da Itaipu no Paraguai.

Veja mais fotos do viaduto, feitas por Itaipu Paraguai

Ponte da Integração

A margem paraguaia de Itaipu divulgou também, no Facebook, fotos das obras da Ponte da Integração em Presidente Franco. Pouco tempo atrás, praticamente as obras nem apareciam do lado de cá do Rio Paraná. Agora, se sobressai de longe o primeiro pilar, de 51 metros de altura, mas as fotos mostram mais detalhes do avanço das obras.

A Ponte da Integração é a maior obra em execução no Estado, uma das maiores do País e um desafio logístico internacional, como definiu o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O investimento previsto na ponte e na Perimetral Leste é de R$ 463 milhões, bancados totalmente pela margem brasileira da Itaipu Binacional. A gestão da obra é do governo do Estado.

Se alguma vez Itaipu foi criticada por não atender a grandes pedidos da região de fronteira, agora não há o que criticar. Bastou deixar de investir recursos em projetos duvidosos ou gastar dinheiro em convênios que não atendiam a região – seja aqui ou no Paraguai – e o resultado aparece, de forma bem vistosa.

Veja mais fotos das obras da Ponte da Integração em Presidente Franco, feitas por Itaipu Paraguai:

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