Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Museu de Ciudad del Este abre exposição sobre a Guerra do Chaco

Fronteira

Museu de Ciudad del Este abre exposição sobre a Guerra do Chaco

Entrada para conhecer o museu El Mensú é gratuita; espaço pode ser visitado também no final de semana.

2 min de leitura
Museu de Ciudad del Este abre exposição sobre a Guerra do Chaco
Exposição inclui fotografias históricas, objetos e capas de jornais. Imagem: Municipalidad de Ciudad del Este

Entrada para conhecer o museu El Mensú é gratuita; espaço pode ser visitado também no final de semana.

Localizado na área central de Ciudad del Este, o museu municipal El Mensú abriu ao público, nesta semana, uma nova exposição. A mostra temporária, dedicada à Guerra do Chaco, tem entrada gratuita. O horário para visitas é das 8h às 16h, de segunda a sábado, e das 10h às 16h, aos domingos (hora paraguaia).

Publicidade

A exposição relembra a história do conflito disputado por Paraguai e Bolívia entre os anos de 1932 e 1935, tendo como motivo a posse do Chaco, território localizado no coração da América do Sul. Ao término da contenda, marcada por condições como calor extremo e escassez de água, o Paraguai ficou com a maior parte da área em litígio.

O acervo traz fotografias de momentos como a assinatura do acordo de paz e objetos emprestados por colecionadores, a exemplo de balas de canhão, armas, capas de jornais e instrumentos utilizados pelas enfermeiras e médicos que acompanhavam as tropas.

O museu El Mensú fica na Avenida Pioneros del Este, ao lado do prédio da prefeitura de Ciudad del Este. A distância em relação à Ponte da Amizade é de cerca de 1,5 quilômetro, via Rodovia Internacional. Perto dali, é possível conhecer também atrativos como o Lago da República e o Parque Verde.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.