O agora ex-ministro disse que renunciou para "unificar o país" no enfrentamento à pandemia. Foto Agência IP

Não resistiu às pressões: ministro da Saúde do Paraguai renuncia ao cargo

Mesmo depois de dizer que não renunciaria, ante o pedido feito pelo Senado do Paraguai para que abrisse mão do cargo, o ministro de Saúde Pública, Julio Mazzoleni, pediu pra sair.

Nesta sexta-feira, 5, ainda pela manhã, Mazzoleni apresentou sua renúncia ao presidente Mario Abdo Benítez. Ele justificou a decisão dizendo que é para “pacificar o país e enfrentar a luta contra a pandemia”, como noticiou o jornal La Nación.

“Nós entendemos que eu deixe o cargo do Ministério de Saúde Pública para que se possa gerar essa paz que necessitamos para enfrentar este desafio”, disse o agora ex-ministro à TV Pública.

Segundo a agência IP, o ministro disse ainda: “É um momento onde é absolutamente necessário que os paraguaios estejamos unido para combater a pandemia. Acima de qualquer pessoa está o interesse nacional, e oxalá esta decisão sirva para a união do país”.

A Presidência da República confirmou que Mario Abdo Benítez aceitou a renúncia e nomeará o sucessor de Mazzoleni nas próximas horas.

O vice-ministro Julio Borba ficará no cargo, interinamente, mas os senadores também haviam pedido que ele renunciasse.

O setor de saúde do Paraguai enfrenta uma grave crise provocada pela falta de remédios e insumos nos hospitais, para atender principalmente os pacientes com covid-19. Outro motivo é que o Paraguai ainda não conseguiu adquirir vacinas, e imunizou até agora apenas  2 mil profissionais de saúde com a vacina russa Sputnik V.

Apesar de várias informações sobre a chegada de mais vacinas, não há ainda uma data específica pra que isso aconteça.

Leia mais:

Crise na saúde do Paraguai: Senado pede renúncia de ministro e diretores

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ