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Saiba como estão as obras de acesso à Ponte da Integração no Paraguai

Trabalhos estão divididos em seis lotes, dos quais cinco estão em andamento e um está na fase de finalização do projeto.

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Saiba como estão as obras de acesso à Ponte da Integração no Paraguai
Vista aérea da cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC

O jornal La Nación divulgou, na última quarta-feira (17), balanço mostrando o atual estágio das obras de acesso à Ponte da Integração no lado paraguaio da fronteira. Os trabalhos estão divididos em seis lotes, dos quais cinco estão em andamento e um (construção de uma ponte sobre o Rio Monday) está em fase de finalização do projeto.

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Conforme o levantamento, o lote mais avançado é o da área urbana de Presidente Franco, que inclui a conexão com a ponte em si e a duplicação da Avenida Bernardino Caballero. Tal trecho, licitado à Constructora Acaray, está com 52% de execução do cronograma, conforme dados do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

Já o Lote Rural 1, com 19 quilômetros de novas rodovias entre o km 17 da Rodovia PY02 e o acesso a Los Cedrales, está com 5% de cronograma cumprido, enquanto o Lote Rural 2, com 11 quilômetros de estradas em Los Cedrales e Presidente Franco, está com 14% dos trabalhos entregues.

Aspecto das obras no Lote Rural 1 do Corredor Metropolitano del Este. Imagem: Gentileza/MOPC

As obras civis para a construção da futura aduana em Presidente Franco tiveram início há apenas um mês e ainda estão em estágio embrionário. Já o futuro pátio de caminhões, que não ficará imediatamente na cabeceira da Ponte da Integração, está com 8% de conclusão, conforme dados do Consórcio CEP, responsável pela obra.

O único lote ainda não iniciado é o da nova ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, cujo projeto está em fase de finalização. Conforme o MOPC, os seis lotes do anel viário do Corredor Metropolitano del Este serão entregues por etapas, entre o segundo semestre de 2023 e o ano de 2025.

As obras no lado paraguaio da fronteira são executadas com recursos próprios, contratados pelo governo do Paraguai junto a fontes internacionais. No lado brasileiro, a rodovia Perimetral Leste, que está com 20% de execução, é financiada com orçamento disponibilizado pela diretoria brasileira de Itaipu.

Comitiva paraguaia vistoria obras na cabeceira da Ponte da Integração em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC
Comitiva paraguaia vistoria obras na cabeceira da Ponte da Integração em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC

Reordenamento urbano

Já o jornal ABC Color informa que a prefeitura de Presidente Franco começou o processo de reordenamento urbano do bairro Tres Fronteras, em razão do aumento no número de pedidos para a construção de empreendimentos comerciais e de logística na área próxima à cabeceira da Ponte da Integração.

Um dos objetivos do poder público é evitar a ocupação desordenada dos terrenos e calçadas, para não repetir erros ocorridos ao longo do tempo na área central de Ciudad del Este. A revisão do plano diretor está em análise nas comissões da Junta (Câmara) Municipal e deverá ser tratada em plenário nos próximos dias.

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    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.