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Veja como estão as obras na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração

Edifício da aduana paraguaia já está quase concluído; lote mais atrasado é o da nova ponte sobre o Rio Monday, ainda em fase preliminar.

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Veja como estão as obras na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração
Vista geral da aduana paraguaia, em Presidente Franco. Foto: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)
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O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai divulgou, na última terça-feira (6), balanço atualizado a respeito do andamento das obras na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu.

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Os trabalhos de conexão entre a ponte e a malha viária do Paraguai estão divididos em seis lotes, tocados por diferentes consórcios de empresas. O custo é de US$ 212 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão), oriundos de empréstimo contraído pelo governo do Paraguai.

Trabalhos no anel viário do Corredor Metropolitano del Este. Foto: Gentileza/MOPC
Trabalhos no anel viário do Corredor Metropolitano del Este. Foto: Gentileza/MOPC

O balanço aponta os seguintes percentuais de avanço:

  • zona primária e acesso à área urbana de Presidente Franco: 89%;
  • construção dos edifícios administrativos aduaneiros: 60%;
  • novo pátio de caminhões em Presidente Franco: 47%;
  • lote 1 do anel viário do Corredor Metropolitano del Este: 38%;
  • lote 2 do anel viário do Corredor Metropolitano del Este: 64%;
  • nova ponte sobre o Rio Monday: estágio inicial.
Trecho já em pavimentação no Corredor Metropolitano del Este. Foto: Gentileza/MOPC
Trecho já em pavimentação no Corredor Metropolitano del Este. Foto: Gentileza/MOPC

A conclusão da ponte sobre o Rio Monday, que foi a última obra a ser licitada, está prevista para o último trimestre de 2025. Os demais lotes serão entregues por etapas, a partir de setembro (acesso urbano).

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O anel viário do Corredor Metropolitano del Este prevê mais de 30 quilômetros de rodovias de circunvalação, interligando os municípios de Presidente Franco, Los Cedrales, Minga Guazú, Ciudad del Este e Hernandarias.

O lote 1 vai do km 0 ao 19 e está a cargo do Consórcio CT VIAL, com fiscalização do Consórcio Angiru. Já o lote 2, do km 19 ao 30,8, é executado pelo Consorcio Mediterráneo, com fiscalização do Consórcio de Empresas Consultoras Paraguaias.

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Ponte da Integração vista da cabeceira paraguaia, em Presidente Franco. Foto: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)
Ponte da Integração vista da cabeceira paraguaia, em Presidente Franco. Foto: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)
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Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.