Paraguai abre vacinação para jovens com 20 anos ou mais

Fila na vacinação contra o novo coronavírus no Paraguai, sistema drive-thru. Imagem: Ministério da Saúde / PY.

O Ministério da Saúde do Paraguai deu início, nesta quarta-feira (21), à vacinação dos cidadãos com 20 anos ou mais contra o novo coronavírus. O ordenamento do público-alvo é pelo número do documento de identidade: finais 0 e 1 hoje e 2 e 3 amanhã (22).

Na sexta (23), será a vez dos adolescentes de 12 a 17 anos que tenham fatores de risco. O sábado (24) e o domingo (25) serão reservados apenas para a segunda dose. Na semana que vem, será retomada a sequência da faixa dos 20, com os finais 4 e 5 (segunda), 6 e 7 (terça) e 8 e 9 (quarta).

Para diminuir as reclamações quanto às filas, dois dos três locais de vacinação em Ciudad del Este terão horário ampliado. No Parque Linear da Área 1 (drive-thru) e no Polideportivo (Ginásio) Municipal, o atendimento será das 7h à meia-noite, por ordem de chegada. No quartel do Exército no km 8, o expediente será apenas diurno.

Números atualizados até a tarde de ontem (20) dão conta de que 1,5 milhão de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no Paraguai, país que tem sete milhões de habitantes. O percentual de moradores com imunização completa, no entanto, ainda está abaixo de 5%.

“Eu me vacino e continuo me cuidando”, diz campanha informativa do governo paraguaio.

Boletim

No boletim divulgado à noite, o Ministério da Saúde confirmou 702 novos casos e 54 falecimentos atribuídos ao novo coronavírus. No acumulado desde o início da pandemia, o Paraguai soma 446.267 infectados, dos quais 25.593 permanecem em fase ativa e 14.394 perderam a vida.

Já o departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, contabiliza 26.016 infectados desde o primeiro caso em abril de 2020, com 1.420 moradores ainda em fase de sintomas ou transmissão e 1.479 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional recuou para 40%, menor índice dos últimos meses.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 125 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.