Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Celebração em Caacupé mobiliza católicos no Paraguai

Fronteira

Celebração em Caacupé mobiliza católicos no Paraguai

Ato central será na próxima sexta-feira (8), feriado no país; santuário tem missas diárias para acolhimento aos peregrinos.

2 min de leitura
Celebração em Caacupé mobiliza católicos no Paraguai
Localizada a 50 quilômetros de Assunção, Caacupé é considerada a capital religiosa do Paraguai. Foto: Gentileza/Diocese de Caacupé
Publicidade

Na próxima sexta-feira (8), católicos de todo o Paraguai celebrarão o Dia de Nossa Senhora de Caacupé, padroeira dos fiéis do país. O ato central acontecerá na Basílica de Nossa Senhora de Caacupé, na cidade serrana de Caacupé, localizada a 50 quilômetros de Assunção e a 270 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.

Leia também:
Catedral de Foz do Iguaçu será dedicada no domingo (3)

Publicidade

Diariamente, os bispos de todas as dioceses do Paraguai celebram missas no santuário, para acolhimento aos peregrinos vindos de todo o país e do exterior. O período de novenas começou no último dia 28, atraindo grande público. Na véspera e no feriado de 8 de dezembro, por sua vez, são aguardadas até 300 mil pessoas no santuário.

Para assistir a multidão, o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social instalou postos de atendimento na estrada entre Assunção e Caacupé e nos arredores da basílica. Um dos pedidos aos fiéis é para que evitem caminhar pela rodovia nos horários mais quentes do dia e mantenham a hidratação corporal.

No total, mais de 1,2 mil profissionais de saúde estão sendo mobilizados, entre médicos, enfermeiros e funcionários de apoio. A estrutura inclui 45 postos volantes, 28 postos fixos, 45 ambulâncias, um helicóptero para transporte médico de urgência, 80 banheiros portáteis e seis tanques com água.

Publicidade

As missas diárias e as festividades da sexta-feira serão transmitidas ao vivo na internet, no canal da Basílica de Caacupé no YouTube (clique aqui para ter acesso). Na rodoviária de Ciudad del Este e de outras localidades do país, a frequência dos ônibus que passam por Caacupé será intensificada nos próximos dias.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.