Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai pode ganhar duas cataratas na região de fronteira

Fronteira

Paraguai pode ganhar duas cataratas na região de fronteira

Em tramitação no Congresso, projeto de lei prevê alterar o nome de dois conjuntos de cachoeiras em afluentes do Paranazão.

2 min de leitura
Paraguai pode ganhar duas cataratas na região de fronteira
Saltos del Monday, em Presidente Franco, ficarão ainda mais acessíveis após a abertura da Ponte da Integração. Foto: Gentileza/Senatur

Em breve, a geografia turística da fronteira poderá exibir duas novas cataratas no mapa da região trinacional. Está em tramitação, no Congresso Nacional do Paraguai, um projeto de lei para alterar o nome de dois conjuntos de cachoeiras em afluentes do Rio Paraná.

Leia também:
Turistas elegem as Cataratas do Iguaçu como principal atrativo da América do Sul

A matéria, proposta por deputados do departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, prevê que os atuais Saltos del Monday, em Presidente Franco, e os Saltos del Ñacunday, em Ñacunday, tenham mudança em sua nomenclatura.

Rio Monday em Presidente Franco, a 10 quilômetros da Ponte da Amizade. Imagem: Gentileza/Visit Paraguay (Senatur)

A proposta, que já recebeu o aval da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática, estabelece que as paisagens passem a ser chamadas, de forma oficial, como Cataratas del Monday e Cataratas del Ñacunday.

“A palavra cataratas chama mais atenção dos turistas, que quando chegam aos locais demonstram uma impressão positiva”, justificou o presidente da comissão, deputado Jorge Barressi, do governista Partido Colorado.

Nessa quarta-feira (26), a matéria chegou a ser incluída na pauta da sessão ordinária da Câmara dos Deputados para votação. Se aprovada na Câmara e no Senado, será encaminhada ao presidente Santiago Peña para sanção ou veto.

Os Saltos del Monday, no rio de mesmo nome, ficam cerca de dez quilômetros ao sul da Ponte da Amizade, sendo frequentemente incluídos no roteiro dos turistas que visitam os atrativos do lado paraguaio (que vão além do comércio fronteiriço).

Já os Saltos del Ñacunday, no Rio Ñacunday, ficam em uma área mais remota, 70 quilômetros ao sul de Ciudad del Este. O acesso ao município de Ñacunday, situado na fronteira com a Argentina, foi recentemente facilitado pela pavimentação do trecho local da Rodovia PY07.

Panorama dos Saltos del Ñacunday. Foto: Gentileza/Visit Paraguay/Senatur
Panorama dos Saltos del Ñacunday, vistos do mirante principal. Foto: Gentileza/Visit Paraguay/Senatur
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.