Paraguai diz que fronteira com Argentina reabre quinta, 14; Argentina não diz nada

Anúncio era que fronteira reabriria em 1º de outubro, mas até agora, nada. Foto Horacio Cambeiro/Wikimedia
Siga a gente no

A notícia que circula no Paraguai não é confirmada pelos meios de imprensa da Argentina.

A diretora de Migrações do Paraguai, Ángeles Arriola, informou que a esperada reabertura da fronteira com a Argentina, pela Ponte Internacional San Roque González de Santa Cruz, que une Encarnación à capital de Misiones, Posadas, deve ocorrer nesta quinta-feira, 14.

A informação foi publicada no jornal La Nación, com base na entrevista que a diretora de Migrações concedeu nesta segunda-feira, 11. Ela ressalvou, no entanto, que o Paraguai ainda aguarda a comunicação oficial do governo argentino.

O portal El Territorio, de Misiones, conversou com o governo da província, que continua esperando a decisão do governo nacional e diz que, por enquanto, não há nenhuma certeza quanto à data de reabertura.

Em entrevista à Rádio Nacional da Argentina, a diretora de Migrações do Paraguai disse que a data fixada é quinta-feira e que a fronteira entre Posadas e Encarnación seria a única a ser habilitada, enquanto as outras duas – Clorinda-Puerto Falcón e Formosa-Alberto – teriam que esperar.

El Territorio lembrou que, na semana passada, o governador Oscar Herrera Ahuad viajou a Buenos Aires e se reuniu com o chefe de Gabinete (equivalente a ministro da Casa Civil), Juan Mansur, quando reivindicou que fosse acelerado o processo de reabertura com a fronteira paraguaia. Foi-lhe dito que isso ocorreria durante esta semana.

Quanto aos protocolos que serão exigidos para entrar e sair da Argentina, o governador adiantou que serão semelhantes aos que estão funcionando na fronteira Puerto Iguazú-Foz do Iguaçu.

“Basicamente, buscamos reabrir esses locais para que as pessoas voltem a transitá-los, mas com a responsabilidade e os cuidados que implicam uma pandemia”, afirmou.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->