Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Paraguai é destaque mundial em relatório sobre energias renováveis

Fronteira

Paraguai é destaque mundial em relatório sobre energias renováveis

País é um dos seis do mundo com sistema elétrico 100% alimentado com energia de fontes como a água e o sol.

2 min de leitura
Paraguai é destaque mundial em relatório sobre energias renováveis
Braço Aña Cuá da hidrelétrica de Yacyretá, no Rio Paraná. Imagem: Gentileza/Agência Pública IP Paraguay

País é um dos seis do mundo com sistema elétrico 100% alimentado com energia de fontes como água e sol.

O Paraguai é um dos seis países do mundo cujo sistema elétrico é totalmente alimentado com fontes renováveis de energia. É o que aponta o relatório “Estado Global das Energias Renováveis 2022”, elaborado pela Rede de Políticas de Energia Renovável para o Século XXI (REN 21), com base em indicadores internacionais.

Publicidade

Atualmente, o Paraguai possui três usinas hidrelétricas: Itaipu (binacional com o Brasil), Yacyretá (binacional com a Argentina) e Acaray. A produção é suficiente para atender a toda a demanda local e comercializar o excedente com os parceiros. O país tem, ainda, iniciativas de geração de energia solar e de biomassa.

De acordo com a agência pública IP Paraguay, além do país vizinho, o documento da REN 21 cita Costa Rica, Dinamarca, Noruega, Islândia e Uruguai como os outros cinco Estados nacionais com rede elétrica 100% abastecida com fontes renováveis.

A lista inclui também unidades subnacionais (estados, províncias e subdivisões de um país), como Austrália Meridional (Austrália), Havaí (Estados Unidos), Quebec (Canadá) e Qinghai (China), além das ilhas de Ta’u (Samoa Americana), Eigg (Reino Unido), El Hierro (Espanha), Graciosa (Portugal) e King Island (Austrália).

Em termos de população abastecida 100% com energias renováveis, o Paraguai, com estimativa de sete milhões de habitantes, é o segundo colocado no ranking mundial, ficando atrás apenas da província canadense de Quebec, com oito milhões.

O relatório da REN 21 foi produzido por especialistas e instituições parceiras em várias partes do mundo. O financiamento esteve a cargo do governo da Alemanha, por meio dos ministérios de Cooperação Econômica e Desenvolvimento e de Assuntos Econômicos e Ação Climática; e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O estudo visa a traçar um panorama atual do uso de fontes renováveis para a produção de eletricidade e a fornecer “evidência baseada em fatos para desenvolver narrativa de apoio e dar forma ao debate setorial, regional ou global sobre a energia”.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.