Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai já expulsou 41 foragidos brasileiros em 2023

Fronteira

Paraguai já expulsou 41 foragidos brasileiros em 2023

Estatística contabiliza apenas as entregas feitas à Polícia Federal na Ponte da Amizade; lista de crimes é variada.

2 min de leitura
Paraguai já expulsou 41 foragidos brasileiros em 2023
Expulsão ocorre quando o estrangeiro está em situação migratória irregular e não possui pendências com o Judiciário do Paraguai. Foto: Gentileza/Polícia Nacional do Paraguai
Publicidade

A Polícia Nacional do Paraguai entregou à Polícia Federal (PF), na tarde dessa quarta-feira (4), um brasileiro foragido da Justiça do estado de Santa Catarina, condenado por crimes de natureza sexual. O homem foi localizado em Minga Guazú e levado à Ponte Internacional da Amizade, onde foram feitos os procedimentos de expulsão e entrega.

Leia também:
Brasileira suspeita de participação no 8/1 é presa no Paraguai
Procurado por tentativa de atentado em Brasília é preso no Paraguai

Publicidade

De acordo com a polícia paraguaia, desde o início do ano, 42 estrangeiros já foram expulsos do país pela fronteira com Foz do Iguaçu, sendo 41 brasileiros e um argentino.

Publicidade

Na maioria dos casos, a captura em território paraguaio ocorreu em parceria entre a Polícia Nacional e os órgãos policiais brasileiros, por meio do Comando Tripartite ou da Interpol. Em algumas das situações, contudo, os foragidos foram encontrados de forma aleatória, durante abordagens de rotina em Ciudad del Este e municípios vizinhos.

O procedimento de expulsão, adotado quando o estrangeiro está de forma irregular no Paraguai e não possui pendências com o Judiciário local, costuma ser rápido, ocorrendo no mesmo dia ou na jornada seguinte.

Publicidade

A lista de crimes atribuídos aos foragidos expulsos inclui condenações por tráfico de drogas, armas e munições; crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos; homicídios e tentativas de homicídio; estupros e agressões sexuais; e envolvimento com os atos antidemocráticos ocorridos no Brasil em dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Em 29 de setembro, por exemplo, uma brasileira procurada por suspeita de participação nos atos de 8 de janeiro foi entregue na Ponte da Amizade. Quinze dias antes, outras duas pessoas em situação similar passaram pelo mesmo procedimento. Uma vez no lado brasileiro, o destino dos foragidos é a delegacia da PF em Foz do Iguaçu.

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    1 comentário em “Paraguai já expulsou 41 foragidos brasileiros em 2023”

    1. Relatório da PF na Ponte da Amizade afirma que o Paraguai já expulsou 41 foragidos brasileiros em 2023

      […] Fonte: H2FOZ […]

    Os comentários estão encerrado.