Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai quer combater atuação ilegal de “guias de compras” na fronteira

Fronteira

Paraguai quer combater atuação ilegal de “guias de compras” na fronteira

Prefeitura de Ciudad del Este deu início, no ano passado, a um programa de capacitação e formalização dos autônomos interessados.

2 min de leitura
Paraguai quer combater atuação ilegal de “guias de compras” na fronteira
Reunião ocorrida nessa terça-feira (11), na sede da prefeitura. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Publicidade

Ante as frequentes denúncias de assaltos ou fraudes cometidas em lojas indicadas por indivíduos que se oferecem para “guiar” turistas nas quadras próximas à Ponte da Amizade, a prefeitura de Ciudad del Este anunciou, nessa terça-feira (11), que retomará o processo de capacitação e formalização dos autônomos interessados.

Leia também:
Ciudad del Este formaliza “guias de compras” que atuam na fronteira

Publicidade

Em 2022, o poder público deu início a um programa de profissionalização dos “guias de compras”, conhecidos pela alcunha de pirañitas. A ação incluiu curso com cem horas de capacitação, focada em hospitalidade, turismo receptivo e ética nos negócios; e a criação de um cadastro com nome e foto dos “promotores locais de compras” formalizados.

Entretanto, mesmo com os guias formais (identificados com um jaleco azul), a Polícia Turística continuou a receber denúncias de crimes praticados ou facilitados pela atuação dos informais. Nessa terça, foram definidas medidas como a abertura de mais uma turma de capacitação, bem como o aperto na fiscalização aos irregulares.

Profissional formalizado em frente ao Shopping Paris. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Profissional formalizado em frente ao Shopping Paris. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Participaram da reunião convocada para debater o assunto, na sede da prefeitura, o chefe de Gabinete do prefeito Miguel Prieto, Hugo Benítez; o diretor de Polícia do Alto Paraná, Osvaldo Ávalos; o chefe da delegacia localizada na área central de Ciudad del Este, Bernardo Ojeda; e representantes dos trabalhadores já formalizados.

Publicidade

A orientação aos turistas, em caso de necessidade dos serviços de um promotor local de compras, é que procurem apenas os profissionais formais. Irregularidades podem ser denunciadas em locais como o escritório da Polícia Turística, na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, ou o balcão do setor de Defesa do Consumidor, no Shopping Box.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.