Paraguai quer sediar os Jogos Pan-Americanos em 2027

Candidatura prevê a maior parte das disputas em Assunção; canal da usina de Itaipu está listado para as provas de canoagem.

Apoie! Siga-nos no Google News

No próximo dia 12, a organização dos Jogos Pan-Americanos decidirá qual será a sede da edição 2027 do evento esportivo. A cidade de Assunção, capital do Paraguai, disputa o privilégio com Lima, capital do Peru.

Leia também:
Cientistas descobrem espécie de peixe nas Cataratas do Iguaçu

O projeto apresentado pelo Comitê Olímpico Paraguaio (COP) prevê investimentos de US$ 315 milhões (R$ 1,6 bilhão) para a melhoria e ampliação das estruturas já existentes no país e para a construção de uma vila olímpica no município de Mariano Roque Alonso.

Em 2022, Assunção recebeu os Jogos Sul-Americanos, com a inauguração de arenas e espaços para modalidades presentes no Pan. Já em 2025, a cidade será sede dos Jogos Pan-Americanos Júnior, o que poderá servir como credencial.

Conforme o projeto, a maioria das disputas do Pan 2027 ocorreria em Assunção e municípios vizinhos, com três exceções: competições de vela, em Encarnación; de canoagem, no canal da usina de Itaipu; e de surfe, que seriam levadas ao litoral de El Salvador, na América Central.

A última edição dos Jogos Pan-Americanos ocorreu em 2023, em Santiago (Chile), com a participação de quase sete mil atletas, de 40 países, para a disputa de 39 modalidades. A edição de 2027 será a vigésima da competição, realizada a cada quatro anos.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.