![Em paralelo à ação em Itakyry, já está em marcha uma nova edição da Operação Nova Aliança. Foto: Gentileza/Senad](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2024/06/240624maconha1-750x430.jpg)
Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e do Ministério Público do Paraguai inutilizaram, nesse fim de semana, dez hectares de plantações de maconha no município de Itakyry, região do lago de Itaipu.
Leia também:
PF confisca dinheiro e anabolizantes na Ponte da Amizade
De acordo com o boletim enviado à imprensa, o procedimento ocorreu nas imediações da colônia Nueva Conquista, onde também foram destruídos três acampamentos que eram utilizados por camponeses recrutados pelos traficantes.
![Acampamentos na mata foram incinerados pelos agentes. Foto: Gentileza/Senad](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2024/06/240624maconha2.jpg)
A Senad calcula que a ação, que também resultou na apreensão de 180 quilos de maconha já colhida e 30 quilos de sementes, evitou que cerca de 30 toneladas da droga fossem produzidas, causando um importante prejuízo às organizações criminosas.
![Pacotes com cerca de 30 quilos de sementes de maconha foram encontrados nos acampamentos localizados em Itakyry. Foto: Gentileza/Senad](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2024/06/240624maconha3.jpg)
Mais ao norte, na fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, já está em marcha, desde a semana passada, uma nova edição da Operação Nova Aliança, que reúne forças policiais e militares do Paraguai e do Brasil.
![Agentes contam com o apoio de aeronaves militares para os deslocamentos às áreas de difícil acesso. Foto: Gentileza/Senad](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2024/06/240624maconha4.jpg)
Conforme o balanço preliminar divulgado pela Senad, em cinco dias de trabalhos no departamento (estado) de Amambay, 287 toneladas de maconha foram destruídas e 28 acampamentos incendiados, provocando US$ 8,6 milhões (R$ 47 milhões) em perdas.
Comentários estão fechados.