Felipe Solá e Euclides Acevedo, chanceleres de Argentina e Paraguai, conversam durante encontro no México. Imagem: IP Paraguay.

Paraguai reforça pedido à Argentina para reabertura da fronteira

O governo do Paraguai reiterou seu pedido de implantação de mecanismos para a reabertura da fronteira com a Argentina, fechada para a circulação de pessoas desde março de 2020. A intenção é aplicar sistema similar ao definido com o Brasil, que permite a moradores de cidades fronteiriças trafegarem de um lado a outro.

De acordo com informações da agência pública IP Paraguay, a solicitação foi levada pelo chanceler Euclides Acevedo ao ministro argentino das Relações Exteriores, Felipe Solá, durante encontro ocorrido no México no final da semana passada. Solá comprometeu-se a encaminhar o tema para a análise das demais instâncias envolvidas.

Para o governo do Paraguai, a prioridade é a reabertura de pelo menos dois pontos onde a integração econômica e social entre paraguaios e argentinos é mais intensa: a fronteira entre Encarnación e Posadas, na Região Sul do país; e entre Puerto Falcón e Clorinda, nos arredores da capital Assunção.

Entretanto, no caso da Ponte San Roque González de Santa Cruz, que liga Encarnación à margem argentina do Rio Paraná, um dos entraves é a postura da província de Misiones, cujo governador, Oscar Herrera Ahuad, disse na semana passada que espera poder solucionar, primeiramente, situações como a demanda reprimida de cirurgias e exames.

Turismo

Por outro lado, o ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens, deu declarações, também na semana passada, sobre a possibilidade de que o turismo internacional volte a ser permitido em território argentino “no último trimestre de 2021”. Até o momento, ainda não há definição concreta sobre data e modelo a ser adotado.

Na fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, apenas a passagem de caminhões é permitida. Representantes da cidade argentina reivindicam a criação de um corredor que permita, pelo menos, o acesso de brasileiros e estrangeiros a atrativos turísticos e estabelecimentos predeterminados.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ