“Paraguayo como vos”: campanha valoriza produtos nos mercados do Paraguai

"Nossa origem, nosso orgulho". Campanha sinaliza produtos paraguaios nas gôndolas dos mercados. Imagem: Divulgação/UIP

Iniciativa do braço jovem da União Industrial Paraguaia (UIPJoven) quer destacar qualidade da produção no país.

Quem for a um supermercado no Paraguai até o dia 17 de julho encontrará, nas gôndolas, placas da campanha “Paraguayo como vos” (“Paraguaio como você”, em tradução livre), impulsionada pela União Industrial Paraguaia Jovem (UIPJoven). O objetivo é dar destaque às marcas e produtos fabricados no próprio país.

A iniciativa, que já está em sua oitava edição, conta com o apoio da Câmara Paraguaia de Supermercados (Capasu). Em nota distribuída à imprensa, Francisco Martino, presidente da UIPJoven, disse que a ação surgiu após a constatação de que muitos consumidores desconheciam a origem nacional de itens consumidos no dia a dia.

“Neste ano, a campanha quer sensibilizar sobre toda a cadeia de pessoas que trabalham para que o produto chegue às gôndolas. Queremos que o consumidor entenda o porquê de escolher produtos nacionais, não só porque são bons ou estão com bom preço, mas porque dão trabalho a muitas pessoas”, afirmou.

“Comprando um produto legal, produzido no Paraguai, você realmente está desenvolvendo o emprego formal e gerando riquezas no país”, complementou o dirigente, recordando que, em muitas localidades do interior, a empresa fabricante de determinada marca é a maior ou a única fonte de emprego para os habitantes locais.

A ação também tem o apoio do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), cujo titular, Luis Castiglioni, destacou que há pequenas e médias empresas paraguaias que exportam gêneros alimentícios para países como Holanda e Estados Unidos, sendo aprovadas em todos os processos de controle de qualidade da produção.

Atualmente, grande parte dos itens industrializados disponíveis nos supermercados do Paraguai tem origem na Argentina e no Brasil. Na região de fronteira, é comum ver consumidores paraguaios fazendo compras em Foz do Iguaçu, à procura de ofertas de alimentos como arroz, massas, açúcar, frutas, legumes, frios e embutidos.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->