A Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, já está em uso. Nesse sábado (20), autoridades do Paraguai promoveram, com a presença do presidente Santiago Peña, a passagem oficial do primeiro caminhão pela via.
Leia também:
Confira a rota autorizada para os caminhões na Ponte da Integração
O veículo, pertencente à empresa Nuestra Señora de la Asunción (NSA), recebeu autorização para atravessar fora do horário inicialmente permitido, para a realização do ato de inauguração do Centro de Fronteira de Presidente Franco, na cabeceira paraguaia.
Ademais de Santiago Peña, a cerimônia contou com a participação de ministros, parlamentares e autoridades locais, como o prefeito de Presidente Fraco, Roque Godoy. Justo Zacarías Irún, diretor-geral paraguaio, representou Itaipu, financiadora da ponte.
De acordo com o cronograma definido pela Comissão Mista Brasil–Paraguai, na primeira fase, a Ponte da Integração estará aberta apenas para caminhões vazios (em lastre).
As travessias ocorrerão no período da noite, entre as 22h e as 5h, para não comprometer o trânsito em Presidente Franco. Atualmente, o Corredor Metropolitano del Este (CME), rodovia criada para redirecionar o trânsito de caminhões, segue em obras no Paraguai.
A rota provisória autorizada para a passagem dos caminhões (clique aqui para ver os detalhes) liga o antigo km 4 da Rodovia PY02 com a Ponte da Integração. Na noite desse sábado, veículos brasileiros e paraguaios já utilizaram o trecho.
Abertura da Ponte da Integração
Conforme o cronograma, a partir do dia 18 de janeiro de 2026, ônibus de turismo, previamente cadastrados, também estarão autorizados a trafegar pela nova ponte. A autorização, contudo, valerá apenas para o período noturno, das 19h às 7h.

Já a abertura completa da Ponte da Integração, para pedestres e todos os tipos de veículos, deverá ocorrer somentre nos meses finais de 2026 ou início de 2027.
Para tanto, Brasil e Paraguai precisam terminar estruturas como a ponte sobre o Rio Monday (em Presidente Franco) e o novo porto seco da BR-277 (em Foz do Iguaçu).

