Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Polícia do Paraguai aperta o cerco contra esquemas de “Sky Gato”

Fronteira

Polícia do Paraguai aperta o cerco contra esquemas de “Sky Gato”

Na quarta-feira (29), uma central de distribuição clandestina de canais por assinatura foi localizada em Ciudad del Este.

2 min de leitura
Polícia do Paraguai aperta o cerco contra esquemas de “Sky Gato”
Aparelhos etiquetados com o nome do canal que está sendo retransmitido. Imagem: Gentileza/Polícia Nacional do Paraguai

Na quarta-feira (29), uma central de distribuição clandestina de canais por assinatura foi localizada em Ciudad del Este.

Agentes da Polícia Nacional do Paraguai localizaram em Ciudad del Este, na última quarta-feira (29), uma residência que era usada como central para a distribuição clandestina de canais de TV por assinatura, no esquema que é popularmente conhecido, no Brasil, pelos apelidos de “Sky Gato” ou “Gato Net”.

No imóvel, os policiais apreenderam um notebook, roteadores e “armários” contendo aparelhos sintonizados em canais pagos cujos sinais são enviados, na sequência, para servidores que fazem a retransmissão de forma pirata. Não houve prisões em flagrante, mas as investigações para identificar os responsáveis continuam.

Ao jornal Última Hora, o delegado Diosnel Alarcón, responsável pelo procedimento, disse que as ações terão como foco as redes especializadas em pirataria. “Como consumidor, eu preciso saber que tenho que pagar pelo canal. A maior responsabilidade recai sobre o fornecedor, que sabe que está vendendo algo não autorizado”, frisou.

A central clandestina encontrada em Ciudad del Este tinha como foco o próprio mercado paraguaio, com a distribuição da programação de canais em espanhol para consumidores e até mesmo empresas que vendem pacotes de internet e TV por assinatura em cidades do interior do país.

“Provavelmente, o que essas empresas farão será trocar de servidor, mas creio que essa é a forma de atacar, descobrindo de onde é transmitido. Não ficaremos atacando os consumidores ou o vendedor de cinco ‘caixinhas’”, afirmou o delegado, em referência aos aparelhos do tipo box vendidos com a promessa de acesso ilimitado aos canais por assinatura.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.