O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcará em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (19), para uma série de compromissos. Às 15h, Lula estará na Ponte da Integração Brasil–Paraguai para a inauguração da via.
Leia também:
Cobertura completa do H2FOZ sobre a abertura da Ponte da Integração
O ato acontecerá na nova aduana Brasil–Paraguai, com a presença de autoridades como o ministro dos Transportes, Renan Filho. Financiadora da obra, Itaipu Binacional estará representada pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri.
Após o ato inaugural com o presidente Lula, a Ponte da Integração abrirá oficialmente ao tráfego no sábado (20).
Inicialmente, conforme cronograma definido de forma conjunta entre Brasil e Paraguai, a via funcionará apenas das 19h às 7h, para a passagem de caminhões vazios. A restrição ocorrerá devido a obras inacabadas de acesso, como a ponte do Rio Monday, no Paraguai.
De acordo com a agenda, Lula permanecerá em Foz do Iguaçu até sábado, quando participará, pela manhã, da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. O evento deverá durar até o início da tarde, com almoço entre os presidentes e líderes convidados no hotel localizado no interior do Parque Nacional do Iguaçu.
Ademais de Lula, os presidentes Santiago Peña (Paraguai), Javier Milei (Argentina) e Yamandú Orsi (Uruguai) estarão presentes na cúpula semestral. Em pauta, temas como a negociação de acordos comerciais com blocos como a União Europeia e nações asiáticas.
Ponte da Integração e Perimetral Leste
Itaipu Binacional investiu R$ 712 milhões para a construção da Ponte da Integração, das aduanas e da rodovia de acesso (Perimetral Leste) pelo lado brasileiro. Já as obras no Paraguai estão sendo bancadas com um empréstimo contraído pelo governo do país.
No Brasil, a gestão adotou um modelo tripartite, com Itaipu financiando as obras, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumindo a propriedade e o Governo do Paraná como executor dos contratos.
(Com informações de Itaipu Binacional)

