A usina de Itaipu recebeu, na última quinta-feira (2), a 21.ª Reunião da Comissão Mista Paraguaio-Brasileira, para discutir a abertura da Ponte da Integração.
Leia também:
Presidente do Paraguai visita o Brasil e vistoria obras na fronteira
A via fronteiriça está oficialmente concluída desde agosto de 2023, mas segue fechada ao tráfego de veículos. Em ambas as cabeceiras, continuam os trabalhos para a construção dos acessos (Perimetral Leste no Brasil e Corredor Metropolitano del Este no Paraguai).
Conforme material distribuído à imprensa pela diretoria paraguaia de Itaipu, a reunião de quinta-feira trouxe um cronograma concreto para a abertura da Ponte da Integração.

De acordo com o calendário previsto, até o dia 30 de novembro, a aduana brasileira já estará devidamente entregue aos órgãos de fiscalização. A entrega da aduana paraguaia, vale lembrar, ocorreu no dia 8 de setembro (clique aqui para saber mais).
Se cumprido o prazo, a partir do dia 5 de dezembro, os órgãos de fiscalização brasileiros já estariam aptos para habilitar a passagem de veículos pela Ponte da Integração.
No primeiro momento, contudo, apenas a circulação de caminhões vazios (em lastre) estaria liberada, das 7h às 19h. Na segunda etapa, ocorreria a liberação de caminhões carregados. Posteriormente, a habilitação para todos os tipos de veículos e pedestres.
Os representantes de Brasil e Paraguai definiram, ademais, que a inauguração oficial da Ponte da Integração contará com a presença dos presidentes dos dois países. Assim, a data exata dependerá da agenda dos presidentes Lula e Santiago Peña.
A intenção, porém, é permitir o tráfego dos primeiros veículos (caminhões em lastre) ainda em dezembro de 2025, contribuindo para desafogar o trânsito na Ponte da Amizade.
Acessos à Ponte da Integração
No lado paraguaio, o Corredor Metropolitano del Este estará totalmente concluído só no final de 2026. Dos seis lotes, cinco deverão ficar prontos ainda em 2025, mas a ponte do Rio Monday, que começou depois, tem pelo menos mais 12 meses de trabalho.
No lado brasileiro, os trabalhos da Perimetral Leste, acesso à Ponte da Integração, avançaram nos últimos meses, porém ainda há trechos importantes em obras. Já o futuro porto seco ainda está em estágio inicial de construção pela empresa operadora.