H2FOZ

Paraguai

Paraguai

Edifício pronto

Paraguai entrega as chaves da aduana da Ponte da Integração

Cerimônia de conclusão oficial das obras, nessa segunda-feira (8), contou com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña.

2 min de leitura
Paraguai entrega as chaves da aduana da Ponte da Integração
Vista aérea da aduana do Paraguai em Presidente Franco. Foto: Gentileza/MOPC

Já está oficialmente concluída e entregue a aduana paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. A cerimônia de oficialização contou, nessa segunda-feira (8), com a presença de autoridades como o presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Leia também:
Ratinho Junior e Santiago Peña visitam a Ponte da Integração

Oficialmente chamado de Centro de Fronteira de Presidente Franco, o complexo estará sob a administração da Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT) e da Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai.

“Estamos convencidos de que este será um ponto de inflexão para a história da cidade de Presidente Franco e do Alto Paraná”, discursou Peña, durante a cerimônia. Segundo o presidente, a abertura da ponte para o tráfego poderá ocorrer “em breve”.

Descerramento da placa da aduana do Paraguai em Presidente Franco.
Descerramento da placa da aduana do Paraguai em Presidente Franco. Foto: Gentileza/MOPC

De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, a estrutura aduaneira totaliza 28,8 mil metros quadrados (m²) de área. Desse total, 10 mil m² possuem cobertura e proteção contra intempéries.

O governo paraguaio estima a capacidade de atendimento em 660 pessoas por hora. O prédio possibilitará, ademais, a fiscalização simultânea de quatro caminhões. Claudia Centurión, titular do MOPC, disse que a nova aduana refinará os controles na fronteira.

“Hoje, temos uma folha em branco para poder escrever uma nova forma de operar e trabalhar no Paraguai, com fronteiras mais ágeis, mais dinâmicas, e que finalmente favoreçam o turismo e o comércio internacional”, apontou.

Outras obras no Paraguai

A comitiva governamental visitou, também, as obras do novo porto seco paraguaio e da ponte sobre o Rio Monday. O porto seco já está praticamente concluído, enquanto a ponte sobre o afluente do Rio Paraná deverá ficar pronta somente no final de 2026.

Publicidade

A visita do presidente do Paraguai à Ponte da Integração incluiu encontro com o governador do Paraná, Ratinho Junior, no alto da passarela internacional.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    [render_sidebar id="sidebar-1"]

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    1 comentário em “Paraguai entrega as chaves da aduana da Ponte da Integração”

    1. Ale

      Sem a ponte do Rio Monday não adianta muito entregar as chaves da aduana…

    Os comentários estão encerrado.