Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Ponte da Integração: governo do Paraguai debate abertura em Foz do Iguaçu

Fronteira

Ponte Brasil-Paraguai

Ponte da Integração: governo do Paraguai debate abertura em Foz do Iguaçu

Codetri recebeu os vice-ministros do Comércio e Serviços e de Investimento e Exportação, assim como a ministra de Turismo.

4 min de leitura
Ponte da Integração: governo do Paraguai debate abertura em Foz do Iguaçu
Pronta, segunda via internacional entre Brasil e Paraguai não está aberta à passagem - foto: divulgação/arquivo
Publicidade

Para debater as demandas em torno da abertura da Ponte Internacional da Integração, autoridades do governo do Paraguai participaram de reunião em Foz do Iguaçu, no último dia 16, com o Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu). A via está pronta, mas precisa do término das obras complementares, como a Perimetral e aduanas.

Acesse o canal especial de notícias do Paraguai do H2FOZ.

Publicidade

A comitiva paraguaia, que se reuniu com lideranças da região trinacional na ACIFI, encontrou com os vice-ministros do Comércio e Serviços, Rodrigo Maluff, e de Investimento e Exportação, Javier Viveros, e a ministra do Turismo, Angie Duarte. Agentes públicos e lideranças dos dois países reforçam o pedido pela célere abertura da Ponte da Integração

Publicidade

Foram destacados:

  • andamento das obras complementares em Presidente Franco, apesar do atraso da ponte sobre o Rio Monday, que será rota de cargas;
  • na margem brasileira, foi reiterado o cronograma da construtora de entrega das edificações e da Perimetral Leste em novembro – porém, a preocupação é quanto ao pessoal para operar a área de controle fronteiriço e os trâmites para a finalização e o início do funcionamento das aduanas.

O vice-ministro Rodrigo Maluff afirmou que o governo federal do Paraguai, dos ministros à chancelaria, atua com o objetivo de facilitar o fluxo fronteiriço. “Queremos expor e ouvir ideias sobre a ponte, pois precisamos dinamizar a integração para o comércio, a logística e o turismo da região trinacional”, apontou. E agregou informes sobre projetos de cunho integrador de seu país em parceria com as nações vizinhas.

Publicidade
Reunião em Foz do Iguaçu contou com a presença de autoridades e lideranças da região – foto: divulgação

Representando o Codetri, Ivan Leguizamón atualizou as demandas para a abertura da Ponte da Integração, pedindo que elas sejam tratadas com transparência e efetividade pelos governos. “Nos preocupa que a ponte pode ser aberta, mas que não tenha equipe para as operações. A Receita pediu 120 servidores, recebendo somente 12”, exemplificou Ivan, que preside o Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran).

As lideranças da região se manifestaram:

Publicidade
  • Paulo Debrito, residente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu: explicou sobre a formação de uma comissão binacional relacionada ao tema;
  • Vinícius Meireles, representante da Receita Federal do Brasil: enumerou as ações que estão sendo realizadas pela instituição.
  • Jin Petrycoski: secretário municipal de Turismo e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz): enfatizou a importância do trabalho integrado entre as cidades fronteiriças;
  • Mario Camargo, diretor de Comércio Exterior da ACIFI: chamou atenção para a necessidade de um plano de ação para organizar o fluxo de veículos com a entrega da Perimetral Leste.

Presenças

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini; secretário municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, almirante Paulo Tinoco; vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Renata Sakamoto; represente da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Leonardo Quinonez; diretores da prefeitura e dirigentes de órgãos federais do Paraguai.

Histórico

Em outubro de 2023, integrantes do Codetri fizeram a travessia da via a pé, a primeira realizada pela comunidade das Três Fronteiras. Desde então, o Conselho de Desenvolvimento Trinacional requer a liberação do tráfego de veículos, inclusive atuando junto às instituições brasileiras e paraguaias a fim de superar e resolver gargalos.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    3 comentários em “Ponte da Integração: governo do Paraguai debate abertura em Foz do Iguaçu”

    1. Doni Vitor

      Esse pessoal não tem o quê fazer? Como convoca um batalhão desses para resolver o quê? Se as aduanas, a perimetral não está terminada, querem antecipar o quê? Um bando de quinta série, é o que parece esse povo.

    2. Cesar

      Muitos emitem comentários sem sequer conhecerem a realidade física da região, as obras complementares e as estruturas alfandegárias e de segurança necessárias para o funcionamento das atividades fronteiriças.

    3. Jose Dantas

      Eu q estou longe, indo a Foz apenas uma vez/ano imagino que a liberacao da obra ja passou da hora de abrir para dinamizar o comercio local mas claro teria que agilizar a burocracia q não terminamos a obra e nem disponibilizam os agentes suficientes para a aduana. Haja burocracia!

    Os comentários estão encerrado.