Prefeito de Ciudad del Este quer concorrer à presidência do Paraguai

Líder do movimento Yo Creo, Miguel Prieto Vallejos foi o primeiro não-colorado a vencer uma eleição na segunda maior cidade do país.

Apoie! Siga-nos no Google News

Considerado um dos nomes mais promissores da oposição ao Partido Colorado no Paraguai, o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos, anunciou, em sua festa de aniversário, a intenção de concorrer à presidência do país.

Leia também:
Expo Santa Rita 2024 começa no próximo sábado (27) no Paraguai

No comando da segunda maior cidade paraguaia desde 2019, Prieto confirmou que não pretende participar da eleição municipal de 2026, indicando o correligionário Dani Mujica como pré-candidato à sucessão na prefeitura.

Segundo Prieto, cuja comemoração ocorreu na noite de quinta-feira (18), seu foco maior estará na disputa nacional de abril de 2028. “Dani será prefeito em 2026 e eu já lhes adianto que, em 2028, serei candidato à presidência”, antecipou.

Em reportagem sobre o tema, o jornal ABC Color informa que, nos bastidores, o prefeito esteño já tem buscado dialogar com outras lideranças de oposição, como Enrique Buzarquis, Soledad Núñez e Paraguayo Cubas, em busca de alianças.

Desde a redemocratização do país, em 1989, o Partido Colorado foi derrotado em apenas uma eleição presidencial: em 2008, pelo ex-bispo católico Fernando Lugo, apoiado por movimentos de esquerda e pelo tradicional Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA).

Miguel Prieto tem, como credencial, o fato de ter sido o primeiro não-colorado a vencer uma eleição municipal em Ciudad del Este desde a criação do município, em 1957.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.