Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Presidente da Câmara dos Deputados assume comando da Economia na Argentina

Argentina

Presidente da Câmara dos Deputados assume comando da Economia na Argentina

Sergio Massa terá como missão combater a inflação e retomar o crescimento; mudanças no gabinete incluem retorno do embaixador Daniel Scioli ao Brasil.

2 min de leitura
Presidente da Câmara dos Deputados assume comando da Economia na Argentina
Sergio Massa cumprimenta populares durante evento em Buenos Aires. Imagem publicada por Sergio Massa em sua conta pessoal na rede Twitter
Publicidade

Sergio Massa terá como missão combater a inflação e retomar o crescimento; mudanças no gabinete incluem retorno do embaixador Daniel Scioli ao Brasil.

Durou apenas 24 dias a permanência de Silvina Batakis na chefia do Ministério da Economia da Argentina. Nessa quinta-feira (28), o presidente Alberto Fernández oficializou a nova leva de mudanças em seu gabinete, com a criação de um “superministério” para unificar todas as áreas ligadas à gestão econômica.

Publicidade

Para dirigir a pasta, o escolhido foi o ex-candidato à Casa Rosada e atual presidente da Câmara dos Deputados, Sergio Massa, que entregará o comando do Legislativo à deputada Cecilia Moreau. Ambos são integrantes da Frente de Todos, coalizão que levou Fernández ao poder, tendo como vice a ex-presidente Cristina Kirchner.

Com a fusão dos ministérios da Economia, do Desenvolvimento Produtivo e da Agricultura, Pecuária e Pesca, o então ministro do Desenvolvimento Daniel Scioli retornará ao posto de embaixador argentino em Brasília, que ocupou até o início de junho. Em nota, Alberto Fernández elogiou o trabalho de Scioli no Brasil e agradeceu a sua disponibilidade.

Já a breve ministra Silvina Batakis, questionada desde a nomeação, permanecerá na estrutura do governo como presidente do Banco Nación. O pacote de mudanças inclui a troca na presidência da Agência Federal de Ingressos Públicos (AFIP) – órgão argentino equivalente à Receita Federal –, que será assumida por Carlos Castagneto.

Publicidade

O turbilhão de trocas ocorre em meio ao momento mais difícil atravessado pela economia argentina desde a crise do início dos anos 2000, que levou ao colapso do sistema financeiro e provocou a queda do então presidente Fernando de la Rúa.

A inflação interanual (índice formado pelo somatório dos últimos 12 meses) está na casa dos 60%, e não há sinais de que deva recuar até o fim do semestre. O peso argentino segue em trajetória de desvalorização frente ao dólar e às principais moedas regionais, agravando o problema do aumento do custo de vida para as famílias do país.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

1 comentário em “Presidente da Câmara dos Deputados assume comando da Economia na Argentina”

  1. Inflação de julho na Argentina é a maior dos últimos 20 anos

    […] Presidente da Câmara dos Deputados assume comando da Economia na Argentina […]

Os comentários estão encerrado.