Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Presidente do Paraguai faz visita-surpresa à Ponte da Integração

Fronteira

Presidente do Paraguai faz visita-surpresa à Ponte da Integração

Inauguração estava prevista, inicialmente, para o último dia 12; nova data poderá ficar para a próxima semana.

3 min de leitura
Presidente do Paraguai faz visita-surpresa à Ponte da Integração
Ponte da Integração vista da margem paraguaia do Rio Paraná. À direita, a foz do Rio Iguaçu e as luzes da cidade argentina de Puerto Iguazú. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional
Publicidade

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, esteve nesta semana na Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, para uma visita-surpresa no período noturno. A passagem não foi oficialmente divulgada nos canais da Presidência da República paraguaia, mas consta em vídeos difundidos via WhatsApp e redes sociais.

Leia também:
Ponte da Integração é submetida a teste de carga – veja as imagens

Publicidade

Nas imagens, é possível ver o presidente e a primeira-dama, Silvana Abdo, caminhando em tom descontraído sobre a ponte, ao lado do engenheiro Pánfilo Benítez, representante da diretoria paraguaia de Itaipu. Um dos filhos de Mario Abdo, vestindo camiseta vermelha, também aparece no vídeo.

Publicidade

Em um dos momentos da filmagem, o presidente faz críticas a projetos de antecessores, que não teriam trazido resultados para a população, e chama a família para ver as luzes da Ponte da Amizade, localizada águas acima no Rio Paraná. “Lá se vê a Ponte da Amizade. Lá está. Depois de 57 anos, outra ponte”, descreve.

A data inicialmente prevista para a inauguração da Ponte da Integração era o último dia 12, tendo sido adiada oficialmente devido à previsão de mau tempo. Nos bastidores, representantes de Itaipu Binacional e dos governos do Paraguai e do Brasil trabalham com o possível reagendamento para o dia 21, o que ainda precisa ser confirmado.

Publicidade

Liberação

Apesar de estar pronta para ser entregue, a nova ponte ainda não poderá ser imediatamente usada pela população. Tanto no lado brasileiro como no lado paraguaio, as obras de acesso e as estruturas de fiscalização não foram finalizadas, o que deve ocorrer gradualmente ao longo de 2023.

Publicidade

Quanto à passagem de caminhões, objetivo primordial do projeto, o plano discutido entre as autoridades dos dois países prevê quatro etapas, que serão autorizadas à medida que as estruturas de fiscalização ficarem prontas para uso:
– liberação de caminhões em lastre (sem carga), sentido Paraguai;
– liberação de caminhões em lastre, sentido Brasil e Paraguai;
– liberação de caminhões com carga, sentido Paraguai;
– liberação de caminhões com carga, sentido Brasil e Paraguai.

Conforme o boletim de novembro, emitido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o cronograma de obras da Rodovia Perimetral Leste está em 17,27%, com trechos primordiais ainda em fase de implantação. No lado paraguaio, em Presidente Franco, o quadro é praticamente o mesmo.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.