Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Presidentes do Brasil e do Paraguai visitam na terça, 1º, obras da Ponte da Integração

Fronteira

Presidentes do Brasil e do Paraguai visitam na terça, 1º, obras da Ponte da Integração

Será o primeiro encontro pessoal dos dois, desde o inicio da pandemia. Eles vão também participar de reunião de trabalho num hotel de Foz.

4 min de leitura
Presidentes do Brasil e do Paraguai visitam na terça, 1º, obras da Ponte da Integração
Com cronograma em dia nas duas margens, ponte terá 760 metros de extensão. Foto Patrícia Iunovich
Publicidade

Os presidentes do Brasil e do Paraguai já tiveram dois encontros na região de fronteira: na posse do general Joaquim Silva e Luna na Itaipu e no lançamento da pedra fundamental da Ponte da Integração, em 2019. Depois da pandemia, só conversaram por telefone.

Nesta terça-feira, 1º, terão outro encontro em Foz do Iguaçu, para visitar as obras da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, financiada pela margem brasileira da usina de Itaipu, e participar de uma reunião de trabalho no Hotel Recanto Cataratas.

Publicidade

Segundo a Comunicação Social de Itaipu, virão ministros de Estado e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, que serão recepcionados pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Esta será a quarta visita do presidente Bolsonaro a Foz do Iguaçu e a sexta ao Paraná durante o exercício do mandato.

O jornal ABC Color informou que, além de conversar com Bolsonaro sobre a situação das obras viárias construídas com o Brasil (há ainda a ponte Carmelo Peralta e Porto Murtinho, no Rio Paraguai, a ser financiada pela margem paraguaia de Itaipu), Mario Abdo Benítez falará também sobre a situação do comércio de fronteira dos dois países, duramente golpeado pelo fechamento de fronteiras.

Publicidade

Abdo disse ainda que está conversando com o governo argentino para que seja reaberta “o antes possível” a fronteira com o país. “As condições estão dadas pelo governo paraguaio, falta só o aceite da Argentina”, disse o presidente.

Será o terceiro encontro “ao vivo” dos presidentes. Foto Rubens Fraulini

Viagens a Foz

Publicidade

No mês passado, o presidente Bolsonaro esteve em Renascença, no noroeste do Paraná, para o lançamento da revitalização de um trecho de quase 48 quilômetros da Estrada Boiadeira, que terá também aporte de recursos da usina de Itaipu. A margem paraguaia da usina vai financiar a ponte sobre o Rio Paraguai que ligará Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no país vizinho, com acesso ao Oceano Pacífico.

As duas obras – a ponte em Porto Murtinho e a revitalização da Estrada Boiadeira – farão conexão com a tão sonhada rota bioceânica, entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O corredor permitirá a ligação dos portos brasileiros de Santos (SP) e Paranaguá ao Norte do Chile, reduzindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Brasil até os países do Oriente, principalmente China, Japão e Coreia do Sul.

Segunda ponte do Rio Paraná

Ponte é financiada pela margem brasileira de Itaipu. A margem paraguaia vai financiar a ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Foto Patrícia Iunovich

A Ponte da Integração Brasil – Paraguai, no Rio Paraná, é um sonho de mais de 30 anos da população que vive na fronteira entre os dois países, que finalmente será concretizado com o financiamento da obra pela margem brasileira da usina. Com quase 45% por cento das obras concluídas, a nova conexão vai desafogar o trânsito na Ponte da Amizade.

Do tipo estaiada, a ponte terá 760 metros de comprimento, com vão-livre de 470 metros, e contará com pista de 3,7 metros de largura em cada faixa, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro.

A nova ponte entre Brasil e Paraguai é uma obra do governo federal, com gestão do governo do Paraná (por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER) e recursos da Itaipu Binacional. Estão sendo investidos na construção aproximadamente R$ 463 milhões, considerando a estrutura, as desapropriações e a criação da perimetral no lado brasileiro, que ligará a ponte à BR-277.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos