Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Manifestantes paraguaios bloqueiam trânsito na Ponte da Amizade

Fronteira

Manifestantes paraguaios bloqueiam trânsito na Ponte da Amizade

Protesto é organizado por ex-trabalhadores de empresas que atuaram na construção da usina de Itaipu.

2 min de leitura
Manifestantes paraguaios bloqueiam trânsito na Ponte da Amizade
Trânsito interrompido na Ponte da Amizade às 8h50 de terça-feira (18). Imagem: Reprodução/Catve.com
Publicidade

A manhã desta terça-feira (18) começou com registro de congestionamentos e bloqueio do trânsito de veículos na travessia da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Manifestantes paraguaios estão posicionados, no alto da passarela fronteiriça, para reivindicar o pagamento de indenizações trabalhistas.

Leia também:
Indenização a ex-trabalhadores de Itaipu recebe veto definitivo no Paraguai

Publicidade

O protesto é organizado por ex-trabalhadores de empresas paraguaias que atuaram na construção da usina de Itaipu, entre as décadas de 1970 e 1990. O grupo é o mesmo que, no dia 10 de março, realizou manifestação similar na fronteira, questionando o veto do governo do presidente Mario Abdo Benítez ao pagamento de benefícios.

No momento da publicação desta notícia, às 9h, o tráfego continuava bloqueado nos dois sentidos, com muitos dos veículos paraguaios que estavam na fila para vir a Foz do Iguaçu dando meia-volta para retornar a Ciudad del Este.

No lado brasileiro, por sua vez, o engarrafamento no sentido Paraguai na BR-277 ultrapassava o viaduto da Avenida JK. Como não há previsão de horário para o encerramento do protesto, a recomendação do H2FOZ aos leitores é atravessar a ponte à pé ou deixar para cruzar a fronteira em outro momento.

Publicidade

Atualização I: às 9h09, o bloqueio passou a ser parcial, com liberação de parte do trânsito no alto da Ponte da Amizade. Às 10h38, o tráfego continuava parcialmente interrompido. Às 11h05, os manifestantes já tinham deixado a pista, embora o congestionamento persistisse.

Imagem da câmera da Catve às 9h09, com liberação parcial do tráfego
Imagem da câmera da Catve às 9h09, com liberação parcial do tráfego
Às 9h57, trânsito parcialmente liberado na ponte, conforme imagem da Catve
Às 9h57, trânsito parcialmente liberado na ponte, conforme imagem da Catve
Às 11h05, as pistas estavam liberadas, com engarrafamento maior no sentido Paraguai. Imagem: Gentileza/Catve.com
Às 11h05, as pistas estavam liberadas, com engarrafamento maior no sentido Paraguai. Imagem: Gentileza/Catve.com

Atualização II: de acordo com a rádio ABC Cardinal, do Paraguai, pelo menos três pessoas foram detidos pelas autoridades do país após participação no protesto.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.