Rádio Clube
H2FOZ
Início » Fronteira » Receita Federal oficializa alfândega na Ponte da Integração e autoriza uso

Fronteira

Abriu!

Receita Federal oficializa alfândega na Ponte da Integração e autoriza uso

Portaria define horários, tipos de veículos e determina a fiscalização aduaneira na ligação entre Brasil e Paraguai, de Foz do Iguaçu a Presidente Franco.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Receita Federal oficializa alfândega na Ponte da Integração e autoriza uso
Inauguração está prevista para a tarde desta sexta-feira, 19 - foto: William Brisida/Itaipu Binacional
Google News iconSiga-nos no Google News

A Receita Federal do Brasil (RFB)  declarou alfandegado o ponto de fronteira que conecta Foz do Iguaçu (PR) ao município paraguaio de Presidente Franco, por meio da Ponte da Integração Brasil-Paraguai. A medida foi formalizada por ato do superintendente-adjunto da 9.ª Região Fiscal e passa a valer com a publicação no Diário Oficial da União.

Com o alfandegamento, o local entra oficialmente sob a jurisdição da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, que ficará responsável pela fiscalização aduaneira e pela definição das rotinas operacionais de controle.

Publicidade

A portaria também estabelece regras específicas para o uso da ponte. A partir de 19 de dezembro de 2025, fica autorizado exclusivamente o trânsito de caminhões vazios (em lastro), diariamente, no período das 22h às 5h, em ambos os sentidos. Já a partir de 18 de janeiro de 2026, será permitido adicionalmente o tráfego de ônibus de turismo fretados, todos os dias, das 19h às 7h.

O ato representa um passo formal para a operacionalização gradual da nova ligação internacional, considerada estratégica para a logística, o turismo e a integração regional entre Brasil e Paraguai, com controle aduaneiro definido e regras claras para a circulação de veículos.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    2 comentários em “Receita Federal oficializa alfândega na Ponte da Integração e autoriza uso”

    1. Arek

      Mais um lugar onde a organização criminosa da RECEITA FEDERAL vai atacar e roubar as pessoas infelizmente

    2. Ale

      Após 3 anos de mandato buscando mais uma cidade para a reeleição.
      Não é o problema inaugurar essa obra, o problema é deixar a população sofrer para essa travessia por 3 anos consecutivos. Sei que não é só um dia lados o problema, mas a solução já deveria ser feita a muito tempo atrás.
      Quantos acidentes poderia ter evitado, quanto a mais poderia ter feito de comércio, quanto de turismo foi perdido, mas não tem problema, pois agora vai chegar a solução mesmo muito atrasada pois agora temos uma obra a menos pra desviar dinheiro público.

    Os comentários estão encerrado.