Resultado das eleições internas no Paraguai será anunciado às 21h

Paraguaios estão indo às urnas, neste domingo (18), para escolher os candidatos de cada partido no pleito geral marcado para abril de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Eleitores de todo o Paraguai estão indo às urnas, desde as 7h deste domingo (18), para as eleições internas que definirão os candidatos de cada partido ou grupo de legendas no pleito geral, marcado para abril de 2023. Em disputa, a postulação aos cargos de presidente, vice-presidente, senadores, deputados, governadores e deputados regionais.

Leia também:
Candidato governista é derrotado na interna do Partido Colorado – veja os resultados

Em Ciudad del Este e região, onde é aguardada uma participação expressiva do eleitorado, alguns dos principais locais de votação abriram com atraso ou com filas. Os eleitores ligados aos partidos deverão ir até os pontos designados portando documento de identidade com foto. O horário de funcionamento das seções irá até as 17h.

As atenções estão voltadas, principalmente, para a disputa interna do Partido Colorado, maior agremiação política do país. Atual ocupante do Palacio de López, Mario Abdo Benítez apoia o ex-ministro Arnoldo Wiens para a sucessão presidencial. Pesquisas internas, no entanto, colocam o também ex-ministro Santiago Peña como favorito.

Já na definição pela candidatura ao governo do departamento (estado) de Alto Paraná, os colorados têm cinco opções: César Torres (Força Republicana), Carlos Pallarolas (Honor Colorado), Iván Sosa Villalba (Compromisso Republicano), Agustín Acosta (Esperança Renovação) e José Cardozo (Inovação Colorada).

Oposição

Entre os grupos de oposição, o maior conglomerado é o da Concertação, que reúne forças de centro, direita e esquerda. Em Ciudad del Este, há ainda grupos independentes, como o movimento Yo Creo (Eu Creio), ligado ao prefeito Miguel Prieto. Os vencedores da votação deste domingo serão oficializados como candidatos pelos partidos ou blocos.

O processo contará com a observação da Organização dos Estados Americanos (OEA), União Interamericana de Órgãos Eleitorais (Uniore) e Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul (ODPM), entre outras instituições.

A votação será feita de forma eletrônica, com o https://www.parlamentomercosur.org/innovaportal/v/15400/2/parlasur/observatorio-da-democracia.htmlso de urnas certificadas pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE). A previsão do órgão é a de que os primeiros resultados sejam anunciados por volta das 21h, nos casos das disputas para presidente e governador. O H2FOZ trará a cobertura dos vencedores na manhã de segunda-feira (19).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.