Reunião no Paraguai discute obras de acesso à Ponte da Integração

No lado brasileiro, Perimetral Leste apresentava 12% de andamento até junho, data da divulgação do último boletim.

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No lado brasileiro, Perimetral Leste apresentava 12% de andamento até junho, data da divulgação do último boletim.

Representantes de órgãos brasileiros e paraguaios participaram, nessa segunda-feira (8), de uma reunião para discutir o atual estágio das obras de acesso à Ponte da Integração Brasil–Paraguai. O encontro ocorreu no escritório regional do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), em Ciudad del Este.

Pelo lado brasileiro, estiveram presentes técnicos da Diretoria de Coordenação de Itaipu, responsável pelo financiamento da obra; do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), representando o governo federal; e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), do governo do Paraná.

Com 760 metros de extensão e vão-livre de 470 metros, a Ponte da Integração está a apenas 17 metros da união de sua pista central, o que deve ocorrer ainda no mês de agosto, com a instalação da última aduela. As vias de acesso nas duas margens do Rio Paraná, contudo, ainda estão longe da conclusão.

Em Foz do Iguaçu, a rodovia Perimetral Leste, que terá 15 quilômetros de extensão e fará a ligação entre a nova ponte, a Ponte Tancredo Neves, a BR-469 e a BR-277, figurava com 12,21% do cronograma concluído no boletim divulgado pelo DER-PR no mês de junho (o de julho não foi difundido devido às restrições do período eleitoral no Brasil).

Na reunião de segunda-feira, técnicos do MOPC e de Itaipu detalharam que, no Paraguai, são três frentes de trabalho: a do trecho urbano em Presidente Franco, já iniciado; a do trecho rural de conexão com Minga Guazú e Ciudad del Este, em etapa de ajuste de projeto; e a do acesso à futura Área de Controle Integrado, também em andamento.

A urgência maior é para a entrega das vias de ligação entre a ponte e a área urbana de Presidente Franco, com a duplicação da Avenida Bernardino Caballero, a criação de um eixo binário para acesso à Supercarretera (Ruta PY07), obras de recapeamento, implantação de novos trechos de asfalto e melhoria do sistema de drenagem.

Caminhões

Por mais que a ponte fique pronta nos próximos meses, porém, ainda não há previsão de data para que a circulação seja liberada. No caso dos caminhões, o redirecionamento do tráfego só deve ocorrer após a entrega da Perimetral Leste e a migração do porto seco de Foz do Iguaçu para a região próxima ao bairro Três Lagoas.

Em Presidente Franco, a fiscalização de cargas ficará concentrada na Área de Controle Integrado, em construção a cerca de quatro quilômetros da cabeceira da ponte, em um terreno entre os bairros San Rafael e Santa Rosa. A ligação com a rodovia PY02 (Ruta Internacional) será feita nas imediações do km 17,5 em Minga Guazú.

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