Rio Paraná sobe e já obriga operários da Ponte da Integração a recolher materiais

De uma seca histórica ao risco de inundações. O Rio Paraná, abaixo da usina de Itaipu, já está na faixa “próximo a inundações”, segundo o Boletim Hidrológico divulgado na página da Itaipu Binacional.

A cota na Ponte da Amizade, nesta quarta, 3, está em 106,91 metros acima do nível do mar. Até 105,59 metros, não há qualquer impacto. A partir de 105,60 a 107,99 metros, o rio começa a se tornar mais próximo do risco de inundar as áreas mais sujeitas a alagamentos, principalmente no bairro San Rafael, em Ciudad del Este.

As inundações começam quando a cota supera 108 metros acima do nível do mar. Mesmo ainda um pouco longe disso, a grande quantidade de chuva registrada na região já obrigou os operários que trabalham na Ponte da Integração, entre Foz e Presidente Franco, a removerem ferramentas e materiais que estavam na parte mais baixa da margem do rio, no lado paraguaio.

Segundo o site Radio Concierto, do Paraguai, as tarefas de construção da ponte já estão se ressentindo do período tão prolongado de chuvas, o que pode – se continuar assim – afetar um pouco o cronograma de obras.

De qualquer forma, as obras já têm mais de 51% de avanço, nas duas margens do Rio Paraná. A ponte é financiada pela margem brasileira da Itaipu Binacional, que também está investindo na Perimetral Leste – que logo entrará em obras -, ligação com a BR-277.

As cotas do Rio Paraná na Ponte da Amizade e o que representam:

– até 107,99 metros acima do nível do mar – próximo a inundações

– de 108 a 118,79 – início de inundações

– de 118,80 a 128,99 – inundações moderadas

– acima de 129 metros – inundações severas.

Em Ciudad del Este, aos 108,40 metros as águas cobrem a passarela de pedestres; em 112,30 metros, alagam a rua de concreto; em 116 metros, o Clube Lenteros Unidos; em 121,60, o acesso à Escola San Rafael.

Em Presidente Franco, quando a cota está em 122,20 metros, na Ponte da Amizade, é alagado o Puerto 3 Fronteiras.

Em Foz do Iguaçu, aos 114 metros a água atinge o Porto de Areia; em 117,8 metros, chega à primeira construção; e, quando chega a 122,40 metros, alaga o Restaurante El Dorado.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.