Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Grupo armado rouba aeronave no lado paraguaio da fronteira

Fronteira

Grupo armado rouba aeronave no lado paraguaio da fronteira

Ação ocorreu na zona rural de San Cristóbal, departamento de Alto Paraná; autoridades da Bolívia foram alertadas sobre o caso.

2 min de leitura
Grupo armado rouba aeronave no lado paraguaio da fronteira
Monomotor do tipo Cessna 172 tem matrícula paraguaia. Foto: Gentileza/ABC Color
Publicidade

Cinco homens fortemente armados invadiram, na manhã dessa sexta-feira (15), uma propriedade na zona rural de San Cristóbal, município do departamento (estado) paraguaio de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este.

Leia também:
Brasileiro estudante de medicina é preso no Paraguai

Publicidade

O objetivo do grupo, que rendeu os funcionários que estavam no local, era roubar uma aeronave do tipo Cessna R172K Hawk XP, matrícula ZP-BSH, pertencente à família Schroeder, que possui extensões de terra nos departamentos de Alto Paraná e Caaguazú.

Publicidade

De acordo com o jornal La Nación, o mesmo conglomerado empresarial foi vítima, em janeiro do ano passado, do roubo de uma outra aeronave Cessna, posteriormente recuperada.

No caso do assalto dessa sexta, o monomotor roubado teria sido avistado, horas mais tarde, no Chaco paraguaio, próximo à fronteira com a Bolívia. Por esse motivo, autoridades bolivianas foram alertadas para a verificação de hangares na região de Santa Cruz de la Sierra, tendo em vista o histórico de ocorrências do tipo.

Publicidade

Parte do grupo, que chegou à fazenda a bordo de um Toyota Corolla, fugiu na aeronave, enquanto os demais retornaram ao carro e tomaram o rumo do município de Santa Rita. O contingente da Polícia Nacional do Paraguai foi reforçado na metade sul do Alto Paraná, sem resultados até o momento.

Aeronaves de pequeno porte, como a subtraída pelos assaltantes, têm grande demanda no mercado ilegal de países como Bolívia e Peru, sendo usadas por narcotraficantes para o transporte de entorpecentes de alto valor, como a cocaína.

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.