Símbolo em imagem de santo gera polêmica em cidade do Paraguai

Estátua gigante em homenagem a São Roque González de Santa Cruz foi inaugurada na sexta-feira (23), em Encarnación.

Apoie! Siga-nos no Google News

A cidade paraguaia de Encarnación, na fronteira com Posadas (Argentina), ganhou na noite de sexta-feira (23) um monumento gigante, com 11 metros de altura, em homenagem a São Roque González de Santa Cruz, sacerdote jesuíta que fundou o povoado que deu origem à atual capital do departamento (estado) de Itapúa.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

A estátua está posicionada em uma das rotatórias da Rodovia PY01, à entrada da cidade. A obra foi encomendada por um empresário local, com o intuito de doá-la à população. Apesar de bem recebida, teorias da conspiração, divulgadas na internet, apontaram a existência de um suposto símbolo da maçonaria na gola da batina do santo.

Imagem divulgada por internautas mostrando o suposto símbolo maçom

Em nota, a Diocese da Igreja Católica em Encarnación – cujo bispo, Francisco Javier Pistilli Scorzara, não esteve presente na inauguração argumentando compromissos na cidade de Coronel Bogado – disse desconhecer a suposta menção maçônica.

“A diocese não participou da realização da obra. […] Não se trata de uma imagem de devoção. Não temos conhecimento do símbolo, que parece estar localizado atrás do pescoço da estátua. Corresponde ao artista explicar seu significado e a razão de tê-lo colocado”, diz o texto divulgado pela instituição.

Em declarações ao jornal Extra, o escultor Orlando González, autor do monumento, desfez a polêmica. “Esse é o meu símbolo, a marca pessoal que eu uso. É uma alusão ao Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, que eu tomo como base para que os meus desenhos tenham muita harmonia”, explicou.

Mesmo assim, o símbolo supostamente maçônico foi removido da estátua antes do ato oficial de inauguração. O escultor disse não ter ficado ofendido. “Na verdade, não dei tanta importância a esse assunto da retirada, não me afeta”, afirmou.

Além da estátua de São Roque González de Santa Cruz, um segundo monumento será instalado nos próximos meses na cidade, em homenagem ao cacique Itapúa. Já a Diocese de Encarnación tem planos para a criação de um santuário dedicado a São Roque, que está em fase de definição do terreno.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.