Sopa típica do Paraguai é eleita a melhor do mundo em 2023

Vorí-vorí (também escrito como borí-borí) ficou em primeiro lugar na categoria de caldos no ranking do portal Taste Atlas.

Apoie! Siga-nos no Google News

Típico do Paraguai, o vorí-vorí (ou borí-borí, dependendo da escrita) ficou em primeiro lugar na categoria de caldos e sopas, no ranking anual de pratos típicos divulgado pelo portal Taste Atlas, que compila receitas de todo o planeta.

Leia também:
Batata frita sabor mate? Anúncio com Lionel Messi viraliza

Em segundo lugar ficou o Ramen, do Japão, seguido pelo também japonês Tonkotsu Ramen, pelo tailandês Tom Kha Gai e pelo indonésio Rawon. A lista tem como base análises de especialistas e notas atribuídas pelos usuários da plataforma.

“Borí-borí (vorí-vorí) é uma farta sopa paraguaia recheada com carne (geralmente bovina ou de frango), bolinhos fofos feitos de fubá e queijo e vegetais como cenoura, aipo e cebola. A sopa é tradicionalmente aromatizada com folhas de louro, cravo e salsa, enquanto o açafrão lhe confere uma rica cor dourada”, descreve o Taste Atlas.

“É especialmente popular durante os meses frios do inverno, embora às vezes também seja consumido durante o verão. Recomenda-se servi-lo quente, polvilhado com salsinha e acompanhado de queijo parmesão ralado. A sopa é muito rica em nutrientes, e existem muitas variedades, como aquela com adição de pedaços de frango grelhado”, complementa.

Em abril deste ano, o vorí-vorí já tinha sido citado pelo Taste Atlas entre os melhores caldos e sopas do mundo, ficando na sexta colocação. Confira, no vídeo abaixo, uma receita do tradicional prato paraguaio, publicada no canal Emi Báez Cocina:

LEIA TAMBÉM