Terça-feira (20) de feriado nacional na Argentina, pelo título da Copa do Mundo

Seleção campeã já desembarcou no país para os festejos; bancos funcionarão apenas até meio-dia.

Apoie! Siga-nos no Google News

Quem precisar de serviços bancários na Argentina, nesta terça-feira (20), deverá ter atenção ao horário de funcionamento das agências, que ficarão abertas somente até meio-dia. O motivo é o feriado nacional, decretado pelo presidente Alberto Fernández, para que os torcedores do país possam celebrar a conquista da Copa do Mundo 2022.

Leia também:
É campeã! Veja as capas dos jornais argentinos após a conquista
Assista aos vídeos da festa dos torcedores em Puerto Iguazú

O decreto cita, em seu Artigo 1.º: “Declara-se como feriado nacional o dia 20 de dezembro de 2022, com a finalidade de que o povo argentino possa festejar e compartilhar com a seleção masculina argentina de futebol o título de campeões mundiais de futebol, obtido na Copa do Mundo da FIFA Catar 2022.”

A medida gerou polêmica, tendo em vista que, apesar das comemorações com os jogadores estarem previstas para Buenos Aires, o feriado tem abrangência em todo o território do país, com manutenção apenas dos serviços essenciais e funcionamento até a hora do almoço para bancos e postos de arrecadação de impostos.

Cópia do decreto estabelecendo feriado nacional para esta terça-feira na Argentina

Por esse motivo, alguns governadores anunciaram que suas províncias não irão aderir ao decreto, tendo em vista a proximidade das festas de fim de ano, o fechamento dos balanços contábeis e a própria disposição de empresários e trabalhadores em manter o comércio e os serviços em funcionamento nas localidades onde a festa será só pela TV.

O avião com a seleção argentina pousou no Aeroporto Internacional de Ezeiza, região de Buenos Aires, às 2h23, sendo saudado por uma multidão. Jogadores, membros da comissão e familiares foram levados, na sequência, à sede da Associação Argentina de Futebol (AFA), de onde sairá uma carreata na tarde desta terça.

O itinerário prevê passagem por algumas das principais avenidas da capital argentina, com desfile em ônibus aberto e chegada ao Obelisco, palco central dos festejos de domingo (18). Uma ida à Casa Rosada, sede do governo argentino, para saudação ao público na varanda presidencial, também não está descartada pelos organizadores da celebração.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.