Tocha olímpica dos Jogos Sul-Americanos percorre as ruas de Ciudad del Este

12.ª edição do evento esportivo acontece entre 1.º e 15 de outubro de 2022, na capital paraguaia, Assunção.

Apoie! Siga-nos no Google News

12.ª edição do evento esportivo acontece entre 1.º e 15 de outubro de 2022, na capital paraguaia, Assunção.

As ruas de Ciudad del Este receberam, na manhã desta quinta-feira (15), a passagem da tocha olímpica dos XII Jogos Sul-Americanos, evento que acontece entre os dias 1.º de 15 de outubro em Assunção. Além da capital paraguaia, a programação inclui o uso do Canal da Piracema, na usina de Itaipu, para as disputas da canoagem slalom.

Os jogos são promovidos pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur, na sigla em espanhol), motivo pelo qual também são conhecidos como Jogos Odesur. A última edição foi em 2018, na cidade boliviana de Cochabamba. O Brasil sediou o evento em 2002, com disputas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.

O ponto de partida para o trajeto da tocha em Ciudad del Este foi a sede da prefeitura local, de onde os corredores seguiram pelas avenidas General Bernardino Caballero e Rogelio Benítez até o Lago da República, onde uma pira especial foi iluminada. À tarde, às 15h (hora paraguaia), a tocha deve seguir para o município vizinho de Hernandarias.

Tirika, mascote dos jogos, na usina de Itaipu. Imagem: Gentileza/Odesur

O calendário dos jogos está disponível no endereço https://www.asu2022.org.py/, além das páginas oficiais nas redes sociais. A mascote do evento é a Tirika, jaguatirica escolhida para representar a fauna do Paraguai.

O Brasil é o segundo maior medalhista da história da competição, com 1.887 conquistas (736 medalhas de ouro) desde 1978, atrás apenas da Argentina, que subiu ao pódio 2.368 vezes (887 em 1.º lugar). O Paraguai venceu 124 medalhas nas 11 edições até agora, sendo 19 de ouro, 44 de prata e 61 de bronze.

Trajeto da tocha pelas ruas de Ciudad del Este. Imagem: Gentileza/Odesur
LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. […] Tocha olímpica dos Jogos Sul-Americanos percorre as ruas de Ciudad del Este […]

  2. […] Tocha olímpica dos Jogos Sul-Americanos percorre as ruas de Ciudad del Este […]

Comentários estão fechados.