Hospital de Ciudad del Este faz transplante inédito no interior do Paraguai

Duas mulheres receberam os rins de uma pessoa falecida na cidade de Santa Rita, a 70 quilômetros da fronteira.

Apoie! Siga-nos no Google News

Entre domingo (26) e segunda-feira (27), a equipe médica do Hospital da Área 2, administrado pela Fundação Tesãi, em Ciudad del Este, realizou um procedimento inédito no interior do Paraguai.

Leia também:
Aeronaves do Paraná batem recorde de órgãos transportados

No local, foram feitos dois transplantes de rins, que beneficiaram duas mulheres, de 34 e de 41 anos. Os órgãos foram doados pela família de um homem de 42 anos, que faleceu após um acidente automobilístico na cidade de Santa Rita, a 70 quilômetros da fronteira.

O ineditismo do procedimento, com a captação dos órgãos do doador no hospital Medical Center, de Santa Rita, e o transplante no centro cirúrgico da Fundação Tesãi, foi comemorado pela diretora da 10.ª Região Sanitária do Paraguai, Noelia Torres.

“Cremos que é só o começo. Contamos com os profissionais e a capacidade instalada no Alto Paraná, onde, muito em breve, caminharemos para fazer essas intervenções sem necessidade de apoio de profissionais de fora”, destacou Torres, citada pelo jornal La Nación.

O hospital da Fundação Tesãi conta com recursos da diretoria paraguaia de Itaipu, em modelo similar ao do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, gerido pela Fundação Itaiguapy.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.