Vai ao Paraguai? Confira o funcionamento das lojas nos feriados da Semana Santa e Páscoa

Aduana brasileira da Ponte da Amizade, sentido Paraguai. Imagem: Marcos Labanca.

Movimento maior deve ser no sábado (16), com previsão de congestionamentos na Ponte Internacional da Amizade.

Uma das perguntas mais comuns nas redes sociais, nos dias prévios ao feriado prolongado de Semana Santa e Páscoa, é sobre o funcionamento das lojas de Ciudad del Este no período. Tradicionalmente, o comércio do Paraguai costuma fechar em dias como a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Para o feriado de 2022, a reportagem do H2FOZ constatou que algumas lojas, como a Cellshop Importados Paraguay, terão expediente na sexta-feira (15). Nas redes sociais, a Cell Shop comunica que estará aberta das 7h às 14h (horário brasileiro). Já a Cellshop Duty Free, do Shopping Catuaí Palladium, em Foz do Iguaçu, abrirá das 11h às 20h.

Horário da Cell Shop Importados no Paraguai.

A maioria dos estabelecimentos, porém, estará fechada na sexta. É o caso do Shopping China, que informa que os “únicos dias de feriados que não abrimos são Natal, Ano Novo e Sexta-Feira Santa”. A Casa Nissei não atenderá o público na sexta, operando normalmente na quinta (14) e no sábado (16).

Feriado de Semana Santa e Páscoa
Quinta-Feira Santa: funcionamento normal.
Sexta-Feira Santa: apenas algumas lojas.
Sábado de Aleluia: funcionamento normal.
Domingo de Páscoa: comércio fechado.

A orientação do H2FOZ é para que você verifique, previamente, se a loja de seu interesse terá algum tipo de funcionamento na sexta-feira. Via de regra, comunicados sobre horários especiais são divulgados no site ou nas redes sociais de cada estabelecimento.

Para sábado, a previsão é de congestionamentos na Ponte Internacional da Amizade. No sentido Paraguai, a fila deve começar por volta das 7h e diminuir a partir das 11h. Para quem vem ao Brasil, o trânsito deve piorar das 10h em diante. As maiores demoras, no entanto, devem acontecer entre o início e o meio da tarde.

Dica de segurança: evite embarcar nas vans com placa paraguaia que oferecem a travessia sentido Ciudad del Este, nas proximidades da Ponte da Amizade. Além de ser um serviço irregular, é frequente o relato de assaltos. Priorize a contratação de veículos legalizados ou use o transporte coletivo.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.