Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Veículo furtado em Pato Branco é encontrado em cidade do Paraguai

Fronteira

Veículo furtado em Pato Branco é encontrado em cidade do Paraguai

Localização do Fiat Argo ocorreu em Hernandarias, município que integra a região metropolitana de Ciudad del Este.

2 min de leitura
Veículo furtado em Pato Branco é encontrado em cidade do Paraguai
Homem de 29 anos foi preso por receptação. Foto: Gentileza/Polícia Nacional do Paraguai

Uma ação conjunta entre policiais do Paraguai e do Brasil resultou na recuperação de um veículo subtraído na cidade paranaense de Pato Branco.

Leia também:
Caminhonetes tornam-se alvo preferido de ladrões na fronteira

Publicidade


De acordo com o jornal ABC Color, o procedimento, ocorrido nessa quinta-feira (6), teve como origem a troca de informações no Comando Tripartite. O colegiado reúne forças policiais do Brasil, Paraguai e Argentina.

Publicidade

Denunciado como furtado em Pato Branco, na quarta-feira (5), o automóvel Fiat Argo foi levado ao Paraguai. O monitoramento pelo GPS indicava um endereço no município de Hernandarias, vizinho a Ciudad del Este.

No local, situado no loteamento Doña de Jesús, os policiais encontraram o carro e prenderam um homem de 29 anos. O indivíduo, de nacionalidade paraguaia, tinha antecedentes por tráfico de drogas.

Publicidade

Recuperado, o Fiat Argo está sob a guarda do Ministério Público do Paraguai, para os procedimentos de restituição ao legítimo proprietário.

Receptação de carros no Paraguai

Durante muitos anos, o Paraguai figurou como o destino principal no exterior para veículos roubados ou furtados em estados do Sul e do Sudeste do Brasil.

Publicidade

O país, juntamente com a Bolívia, possui legislação considerada frágil quanto à importação de automóveis usados. Ao longo dos anos, contudo, vários itens passaram por aperfeiçoamento, dificultando a legalização de veículos com origem ilícita.

Atualmente, um dos principais problemas diz respeito às caminhonetes, “encomendadas” por organizações dedicadas ao contrabando e ao narcotráfico no Paraguai.

No último dia 16 de fevereiro, o portal H2FOZ publicou matéria especial sobre o tema, assinada pela jornalista Denise Paro.

A reportagem indica que houve aumento de 64% nos furtos de caminhonetes em Foz do Iguaçu entre 2023 e 2024. Por conta disso, alguns estacionamentos passaram a instalar travas nas rodas dos modelos mais visados pelos bandidos, com destaque para a Hilux.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.