Acessibilidade: Foz do Iguaçu foi palco do Festival Internacional de Esporte Adaptado

O evento contou com o apoio de diversas entidades e envolveu atletas brasileiros, paraguaios, argentinos e venezuelanos.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Dia Nacional da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência foi celebrado em 21 de setembro, com o Festival Internacional de Esporte Adaptado – Maestro/Itaipu-PcD, em Foz do Iguaçu. A ação foi promovida no Centro Escola-Bairro Darci Pedro Zanatta, localizado no bairro Morumbi, com o apoio de várias entidades e iniciativas públicas.

O evento teve como objetivo promover a inclusão por meio do esporte adaptado e reuniu atletas do Brasil, Paraguai, Argentina e Venezuela em diversas modalidades, como basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, bocha paralímpica, natação paralímpica, atletismo e dragon boat, voltado para pessoas que passaram por mastectomia.

Para Guto Mazine, coordenador do projeto Maestro da Bola/Itaipu-PcD, o evento abriu um portal para uma sociedade inclusiva. “É o primeiro evento de esporte adaptado que realizamos nesse formato, e qualquer pessoa pôde participar. Tivemos atletas com tetraplegia, paralisia cerebral, deficiência visual, auditiva e múltiplas, mostrando que o esporte é acessível a todos”, destacou.

A iniciativa faz parte de uma parceria de longa data entre o projeto Maestro da Bola, fundado pelo ex-jogador Ricardinho e que recentemente ganhou uma sede em Foz do Iguaçu, e a Itaipu Binacional, conforme enfatizou Kleber Vanolli, gerente de Responsabilidade Social da usina. “O Maestro da Bola nasceu como uma ferramenta de inclusão social, e a Itaipu abraçou essa causa. Hoje, com o esporte adaptado, esperamos que, nos próximos anos, possamos ter representantes nas Paralimpíadas, mostrando o poder da inclusão por meio do esporte.”

O festival também foi uma oportunidade para descobrir talentos e evidenciou o impacto positivo do esporte na vida de pessoas com deficiência.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.