Aeroporto de Foz do Iguaçu sediará curso de fiscais de pátios e pistas

Pista do terminal iguaçuense foi ampliada recentemente – Foto: Jonathan Campos/Agência Estadual de Notícias

O terminal iguaçuense possui certificação operacional e recebeu quase um milhão de passageiros no ano passado.

A Infraero reportou nesta segunda-feira, 7, que firmou parceria com o Grupo CCR, que passará a administrar 15 aeroportos brasileiros, para realização dos cursos de fiscais de pátios e pistas. Entre os terminais que receberão a formação está o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas, além de Curitiba (PR) e Goiânia (GO).

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O aeródromo iguaçuense possui certificação operacional obtida pela Infraero. Essa chancela atesta que o equipamento cumpre os regulamentos técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a segurança operacional e em relação à resposta emergencial.

O Aeroporto de Foz do Iguaçu fechou o ano de 2021 com 948,9 mil passageiros, entre embarques e desembarques. O movimento foi 14,3% superior ao do ano anterior. Em abril do ano passado, inaugurou uma nova pista, que passou de 2.195 metros para 2.795 metros, permitindo voos internacionais sem escala.

O treinamento de fiscais de pátios e pistas será realizado pela Universidade Infraero e contemplará 167 profissionais. O objetivo é contribuir para garantir o cumprimento dos requisitos operacionais, segurança e qualidade dos serviços aeroportuários. São 80 horas de aulas teóricas e práticas.

“Os participantes aprenderão sobre infraestrutura da área de movimento de aeronaves, processo de sinalização, fiscalização, abastecimento, entre outros temas”, informou a Infraero. “O objetivo é assegurar o uso da infraestrutura com as melhores práticas e níveis de segurança.”

A intenção é compartilhar a expertise da Infraero para a formação dos profissionais que atuam nos aeroportos. Na aprendizagem, está incluído o gerenciamento de situações de crise, com técnica para restabelecer a operacionalidade dos terminais rapidamente.

“São profissionais essenciais que garantem as operações nos pátios e pistas dos aeroportos. A segurança operacional é um dos pilares da aviação”, enfatizou a gerente da Universidade Infraero, Renata Martins.

A Universidade Infraero realiza treinamentos e programas de desenvolvimento de profissionais para aviação civil, tanto para quem já atua quanto para quem pretende atuar no setor. São vários cursos em diversas áreas necessárias para a gestão e operação aeroportuária. Mais de 17 mil pessoas já foram capacitadas.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.