Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » “Apagão” desta terça (15) no Brasil não prejudica usina de Itaipu

Geral

“Apagão” desta terça (15) no Brasil não prejudica usina de Itaipu

Problema relatado em todas as unidades da federação, menos Roraima, não tem ligação com a hidrelétrica do Rio Paraná.

2 min de leitura
“Apagão” desta terça (15) no Brasil não prejudica usina de Itaipu
Durante a ocorrência do fenômeno, Itaipu aumentou o envio de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional (Arquivo)
Publicidade

Brasileiros em todas as unidades da federação, menos Roraima, foram surpreendidos, no início da manhã desta terça-feira (15), com um “apagão” que afetou parte do abastecimento de energia no país. O problema foi sentido com maior intensidade em estados do Sudeste, Norte e Nordeste.

Leia também:
Itaipu faz teste de religamento de turbinas em caso de “apagão”

Publicidade

No Paraná, houve queda em bairros de cidades como Curitiba, Maringá e Umuarama, desligando por alguns momentos, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), até um milhão de unidades consumidoras. Às 10h, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que parte da carga já tinha sido recomposta e a tendência era de normalização.

A produção na usina de Itaipu, por sua vez, não foi prejudicada. Para compensar a energia que não estava chegando de outras fontes, a hidrelétrica binacional do Rio Paraná aumentou a geração destinada ao mercado brasileiro, contribuindo para a estabilização do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Houve pelo menos 16 mil MW [megawatts] de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, disse o ONS, em nota destinada à imprensa.

Publicidade

Às 12h25, a área mais afetada era a Região Norte, com 55% de recomposição do sistema, seguida pelo Nordeste, com 81%. “O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, complementou o ONS.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.