Associação Brasileira de Microrredes promove três webinars gratuitos

Criada oficialmente em julho com o propósito de congregar as empresas de toda a cadeia produtiva do setor de microrredes em operação no País, a Associação Brasileira de Microrredes (ABMR), sediada em Foz do Iguaçu (PR), vai realizar as primeiras ações junto ao público esta semana ao promover três webinars. As transmissões poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo Youtube e as redes sociais oficiais da ABMR, mediante inscrição em eventos.itai.org.br.

O destaque da programação fica por conta do lançamento de um curso on-line sobre microrredes que será ofertado gratuitamente ao público em parceria com a rede Cyted-Meihaper (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) entre setembro e dezembro deste ano. Mais informações sobre a iniciativa serão repassadas na quarta-feira (26), às 17h, no webinar que vai contar com a participação do pesquisador principal da rede internacional, Dr. Guillermo Oscar García.

Na terça-feira (25), às 18h30, o Doutor em Agronomia, Mikael Timóteo Rodrigues, ministra um webinar sobre “Mapeamento Aéreo por Drones”, abordando tópicos como redes de distribuição de energia, mapeamento aéreo com drones e potencialidades do mapeamento aéreo para identificação de componentes em microrredes. Já na sexta-feira (28), o Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais, Matheus Duarte Teixeira vai desvendar os principais pontos relacionados sobre o tema Qualidade da Energia Elétrica. Teixeira tem vasta experiência em projetos de P&D, estudos técnicos e consultorias envolvendo qualidade de energia, proteção de sistemas elétricos, geração distribuída, aplicação de capacitores e filtros harmônicos, eficiência energética e fontes alternativas de energia.

De acordo com o diretor presidente da ABMR, Rodrigo Otto, as ações têm como objetivo aproximar a comunidade da associação por meio da transferência de conhecimento. “Neste início de operação estamos concentrando os nossos esforços na divulgação da ABMR e na realização de webinars com especialistas convidados com o intuito de disseminar o conhecimento sobre assuntos pertinentes à área. O curso on-line, por exemplo, terá um conteúdo bastante abrangente para todos os interessados no tema”, explica.

As microgrids (ou microrredes) são pequenas redes de produção e distribuição de energia, compostas por cargas, geradores, dispositivos de armazenamento (baterias) e outros elementos, que podem ser operadas de forma isolada ou integradas ao sistema de distribuição local.

A associação

Entidade sem fins lucrativos, a Associação Brasileira de Microrredes (ABMR) desenvolve pesquisas básica e aplicada de caráter científico e tecnológico, e deve atuar como um agente facilitador entre a sociedade civil, fabricantes, e instituições governamentais.

Dentre os objetivos da associação está a popularização de informações técnicas e de mercado sobre microrredes, uma ação importante visto que o conceito é relativamente novo e ainda há muito o que se trabalhar para que seja plenamente entendido pelas empresas, concessionárias e consumidores.

“Esperamos em curto prazo difundir o conhecimento técnico sobre microrredes ajudando nossos associados a desenvolverem as oportunidades de negócio, bem como em longo prazo contribuir a regulação e normatização necessárias para ampliar as oportunidades de mercado na área”, destaca Alexandre Aoki, diretor técnico da Associação.

A associação deve dividir suas ações em cinco grupos de trabalho: Tecnologias e Padrões; Modelos de Negócio; Pesquisa e Conhecimento; Política e Regulamentação; e Gestão e Articulação Institucional. Mais informações podem ser consultadas no site www.microrredes.org.br ou pelo contatos (45) 99119-8681 ou [email protected].

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.