Brasileiro pede “gasolina” em posto argentino, mas põem diesel em sua Harley

Vídeo de motociclistas brasileiros indignados com erro viralizou em Misiones, Argentina.

Apoie! Siga-nos no Google News

Vídeo de motociclistas brasileiros indignados com erro viralizou em Misiones, Argentina.

O vídeo de motociclistas brasileiros protestando contra o “erro” de um frentista argentino viralizou nas redes sociais da província de Misiones, relata o portal El Territorio.

O vídeo mostra o motociclista e seus colegas indignados, porque um deles pediu para o frentista de um posto de combustíveis de Garupá (a 293 km de Puerto Iguazú) colocar “gasolina” em sua moto, mas o funcionário colocou óleo diesel.

“Fala que m… fizeram”, reclama o motociclista no posto, no começo do vídeo que viralizou. “No mundo, nunca vimos colocar diesel numa Harley Davidson”, diz ele, em espanhol.

Os colegas dele ainda comentam que perguntaram ao frentista: “Tem certeza que é gasolina?”, e ele respondeu: “Sim, é gasolina”.

A confusão foi devido à similaridade das palavras, em português e espanhol. “Gasolina”, para o frentista, pode ter significado “gasoil”, como é chamado o diesel por lá, já que gasolina, na Argentina, é “nafta”.

Diz El Territorio que os comentários na postagem do vídeo se dividem entre os que acreditam ter sido um descuido do trabalhador do posto de combustíveis e aqueles que o defendem, dizendo que os viajantes deveriam ter aprendido qual o termo para gasolina em território argentino.

O diesel no motor da Harley, ao invés de gasolina, pode provocar danos ao motor, segundo os especialistas. E até nem funcionar.

O VÍDEO QUE VIRALIZOU

POR QUE NAFTA?

Os argentinos e os vizinhos paraguaios e uruguaios chamam a gasolina de nafta, que vem da palavra árabe naphta, que significa petróleo.

Quando chegaram os combustíveis para motores de carros na Argentina, os habitantes decidiram chamar de nafta, enquanto outros países latino-americanos, como o Brasil e o México (na Europa, a Espanha também) decidiram adotar o termo americano gasolina, que vem do inglês “gasoline”, palavra que tem origem nas marcas de lâmpadas a óleo “Gazeline”, vendidas pelo irlandês John Cassell.

No Chile, a gasolina é chamada de benzina, por derivação do nome para o combustível entre os alemães, benzin.

Na Argentina, também, o óleo diesel é chamado de gasoill, enquanto em outros países de língua hispânica é conhecido como gasóleo.

Agora que você sabe disso, evite cometer o “erro” do motociclista brasileiro. Se quiser abastecer com gasolina, ao viajar pela Argentina, peça “nafta”. Se for com óleo diesel, a palavra é “gasoil”.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.