CCZ recolhe 15 morcegos com vírus da raiva em Foz do Iguaçu neste ano

Mamíferos estavam espalhados por 13 bairros. Vacinar cães e gatos serve de prevenção para a doença.

Apoie! Siga-nos no Google News

Mamíferos estavam espalhados por 13 bairros. Vacinar cães e gatos serve de prevenção para a doença.

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheram 15 morcegos com o vírus da raiva em Foz do Iguaçu neste ano. Os dados são de janeiro a junho. No ano passado, no mesmo período, o total de animais identificados com a doença chegou a 13. 

Os mamíferos foram recolhidos em 13 bairros de Foz: Vila C, Campos do Iguaçu, Jardim das Palmeiras, Vila B, Jardim Dona Fátima Osman, Jardim Alice, Vila Maracanã, centro, Três Bandeiras, Vila Portes, Polo Centro, Ouro Verde e Parque Nacional.  

No total, os agentes capturaram 247 morcegos neste ano. No mesmo período do ano passado foram 456, com o total de 13 diagnósticos. De acordo com o CCZ, os dados indicam que o número de animais recolhidos está menor que em 2021, porém há maior percentual de casos positivos, fato que exige mais atenção da população principalmente no que diz respeito à vacinação de cães e gatos. Esse procedimento, que é de responsabilidade dos tutores, deve ser feito todos os anos.

Sinais

O CCZ esclarece que nem todos os morcegos são portadores de raiva. Os animais também são vítimas da doença, que é letal e pode acometer qualquer outro mamífero, incluindo cães, gatos e seres humanos.

Os morcegos que têm raiva apresentam uma série de sinais antes de morrer pela doença. Perdem o equilíbrio, a orientação e a capacidade de manter hábitos normais. Por isso, por vezes, acabam entrando em residências, debatem-se, caem no chão ou pousam em locais de fácil acesso para cães e gatos.

Quando acessam residências, os morcegos acabam tornando-se presas para animais domésticos, que brincam, caçam ou os comem. Portanto é essencial manter a vacinação dos pets em dia para evitar que eles contraiam raiva.

Orientações do CCZ

1. Caso você encontre um morcego dentro de casa, caído, vivo ou morto, não permita que pessoas ou animais se aproximem dele.

2. Com cuidado, cubra-o com um balde ou bacia e chame o CCZ.

3. Se você for mordido ou arranhado por qualquer animal, ou se tiver qualquer contato direto com morcego, lave o local com água e sabão e procure imediatamente a UPA João Samek.

 4. Se algum cão ou gato tiver contato direto com morcego, procure um médico-veterinário e informe o CCZ.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.