Detran alerta sobre falsos leilões de veículos; veja a orientação

Na imagem, veículos de um certame oficial. Golpes que usam logo marca e nome do Detran-PR já estão sendo investigados - Foto: Divulgação

Denúncias de golpes aplicados em cidadãos incluem uso fraudulento de logomarca e nome de órgãos oficiais.

Ações fraudulentas estão lesando pessoas com aviso de leilões falsos para venda de veículos por meio de sites. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta para que as pessoas não caiam em certames que não sejam verdadeiros.

Conforme denúncias recebidas pelo órgão, muitas vezes os falsos leilões usam o nome e a logomarca oficiais do governo. Recentemente, um site “promoveu divulgação falsa de venda de veículos que não pertencem e nem possuem nenhum vínculo com o órgão de trânsito”, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN).

“Os relatos são encaminhados ao Detran-PR com frequência. É fundamental sempre prestar atenção nas informações e confrontá-las com os canais oficiais do Detran”, destaca o diretor-geral, Adriano Furtado. Acesse o site oficial.

Para evitar cair em golpes, o cidadão deve seguir as seguintes orientações do Detran:

  • a pessoa deve ficar atenta a grandes descontos e facilidades nas compras;
  • o Detran não faz leilões on-line e não possui nenhum canal para a realização deles; e
  • os leilões que têm relação com o Detran são promovidos por leiloeiro público oficial, sempre identificado nos editais divulgados no portal oficial do órgão estadual.

O Departamento de Trânsito informa que o uso indevido do nome do órgão e utilização de sua logomarca estão sendo investigados. Para ter mais segurança e confiabilidade na compra de veículo de leilão, o interessado pode consultar aqui a lista dos leiloeiros oficiais do estado.

Em quatro anos, o Detran-PR arrecadou R$ 39,8 milhões com 57,9 mil veículos leiloados em 29 certames oficiais. Essa prática permite economia ao erário e gera receita para o poder público.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->