Rádio Clube
H2FOZ
Início » Geral » Eclipse solar deste sábado (14) poderá ser visto em Foz do Iguaçu

Geral

Eclipse solar deste sábado (14) poderá ser visto em Foz do Iguaçu

Na região de fronteira, fenômeno será parcial; previsão é de céu com poucas nuvens, ideal para a observação.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Eclipse solar deste sábado (14) poderá ser visto em Foz do Iguaçu
No pico do fenômeno, cerca de 30% do disco solar serão encobertos pela Lua na região de fronteira. Imagem: Ilustrativa/Acervo Freepik

Moradores da América do Sul, Central e do Norte estarão de olho no céu, neste sábado (14), para acompanhar o Grande Eclipse Americano, cuja faixa de observação total (100%) passará por Brasil, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Belize, México e Estados Unidos.

Veja também:
Vídeo mostra meteoro cruzando o céu de Foz do Iguaçu

Superlua em Foz do Iguaçu: veja fotos do espetáculo

Publicidade

Em território brasileiro, os melhores pontos para visualização do eclipse solar anular (quando a Lua passa entre a Terra e o Sol e deixa apenas um “anel de fogo” visível) estarão nas regiões Norte e Nordeste. Em praticamente todo o país, contudo, será possível observar parte do fenômeno.

No céu de Foz do Iguaçu, especificamente, a Lua encobrirá a visão de 29,82% do Sol, diminuindo o brilho do astro em cerca de 30%. O início na fronteira, de acordo com a plataforma Time and Date, está previsto para as 15h36, com pico às 16h45 e término às 17h46.

Para não ter problemas, a recomendação dos especialistas é evitar olhar diretamente para o Sol, usando, para tanto, óculos específicos (os óculos escuros convencionais não protegem de forma adequada), filtro especial ou projetando o reflexo do Sol em uma parede.

Mapa da visibilidade do eclipse, conforme projeção da plataforma Time and Date.
Mapa da visibilidade do eclipse, conforme projeção da plataforma Time and Date.

O último eclipse solar anular na América do Sul ocorreu em junho de 2021, com o próximo marcado para 2 de outubro de 2024, no extremo-sul do continente.

Em 3 de novembro de 1994, Foz do Iguaçu testemunhou um eclipse total, que atraiu milhares de visitantes para locais como as Cataratas do Iguaçu. O fenômeno pode ser relembrado na reportagem abaixo, exibida pela Rede Globo no Jornal Nacional:

Reportagem exibida no Jornal Nacional de 3 de novembro de 1994

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.