A ação do Observatório Social de Foz do Iguaçu, que leva educação fiscal aos meios digitais, está concorrendo a um prêmio nacional de boas práticas. Voluntários da entidade pedem o apoio da comunidade curtindo o vídeo de boas práticas.
Vote aqui:
O trabalho consiste em vídeos informativos publicados nas mídias sociais, que ampliam a comunicação e a conscientização. A iniciativa é uma parceria do Observatório Social com a agência Indexa, que atua no projeto de forma voluntária.
As produções abrangem, didaticamente, licitação, funcionamento da administração e como a comunidade pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Entre os resultados, além do aumento de seguidores nos canais da entidade, estão mais de 170 mil visualizações no Instagram e 42,6 mil contas alcançadas.
“O trabalho de educação fiscal nas mídias sociais amplifica a mensagem sobre a força do cidadão quando ele decide participar e monitorar a aplicação dos recursos públicos”, realça a coordenadora do Observatório Social, Rafaela Buono. “E contribui para fortalecer a imagem institucional da entidade e atrair novos voluntários”, completa.
Educ@cação fiscal
Conforme a controladora social, educação fiscal é um instrumento para incentivar o morador a entender de onde vem e para onde vai o dinheiro público. Assim, percebe o seu papel e como pode monitorar, cobrar e se envolver.
“Cada real bem aplicado é mais saúde, educação e infraestrutura”, prossegue. “Nós acreditamos que a transformação começa pela informação, por isso mobilizamos todas as ferramentas para que ela chegue a quem interessa: o cidadão iguaçuense”, sublinha Rafaela, que protagoniza os conteúdos em vídeo.
Trabalho coletivo
O planejamento e a produção dos audiovisuais envolvem a diretoria, voluntários e técnicos do Observatório Social. Um especialista em tráfego digital faz o trabalho final, a fim de impulsionar a mensagem para que chegue ao público-alvo.
Sistema OSB
O Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB é a principal vitrine entre os observatórios para a exibição de trabalhos, conexão e compartilhamento dessas ações com o público. Aproxima o cidadão, gestores públicos, empresários e instituições de pautas sociais, com o objetivo de fomentar a cidadania, a integridade e a transparência.
(Com informações do Observatório Social)


