Rádio Clube
H2FOZ
Início » Geral » Em caso raro, Hospital Costa Cavalcanti registra primeiro parto de quadrigêmeos em Foz do Iguaçu

Geral

Em caso raro, Hospital Costa Cavalcanti registra primeiro parto de quadrigêmeos em Foz do Iguaçu

Crianças (duas meninas e dois meninos) passam bem e permanecem internados.

3 min de leitura
Em caso raro, Hospital Costa Cavalcanti registra primeiro parto de quadrigêmeos em Foz do Iguaçu
Os pais, Natália e Josemar, que estão há 11 anos juntos, ainda não tinham filhos. Foto: Assessoria de Comunicação HMCC

A noite dessa terça-feira (21) foi histórica no Hospital Ministro Costa Cavalcanti com o nascimento dos quadrigêmeos Elisa, Helena, Emanuel e Josias, via parto cesariana. Esse é o primeiro registro no Centro Obstétrico do centro hospitalar desde que passou a ser referência para gestações de alto risco, atendimento voltado a toda a 9.ª Regional de Saúde do Paraná.

O parto aconteceu com a presença de uma equipe multidisciplinar de médicos obstetras, pediatras e neonatologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. De acordo com a gerente do Centro de Atendimento à Gestante, enfermeira Maria Fernanda Brusamolin, “um grande e especializado time era necessário para fazer a recepção desses bebês, afinal a equipe tinha que ser quadruplicada”.

A coordenadora-médica do Centro de Atendimento à Gestante, Dra. Danielle de Freitas, detalhou que o procedimento foi cuidadosamente planejado e executado para garantir a segurança dos bebês e da mãe. “Natália internou com 23 semanas de gestação e, desde então, ela fez repouso absoluto, foi medicada para postergar o parto e preparar as crianças para o nascimento.”

O nascimento de quadrigêmeos é um acontecimento raro e emocionante, que traz muitas alegrias e desafios para a família e para a equipe médica envolvida. “Em média, a probabilidade de uma mulher dar à luz quádruplos é de 0,002%”, explicou a coordenadora-médica.

Os pais, Natália e Josemar, que estão há 11 anos juntos, ainda não tinham filhos e após um aborto, há sete anos, ficaram surpresos e felizes com a notícia de uma gravidez espontânea de quatro bebês. “Nós entregamos nosso sonho de sermos pais a Deus, e quando Ele promete, Ele cumpre. Estamos muito felizes e realizados”, disse Natália Domingues Ferreira.

Publicidade

Depois de um trabalho de parto de cerca de uma hora, nasceram os quatro bebês: duas meninas e dois meninos, cada um com cerca de 800 gramas. A equipe médica acompanhou de perto todos os recém-nascidos, garantindo que eles recebessem o cuidado e a atenção necessários.

Próximos passos

Agora, os quatro bebês passarão alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para receber todo o suporte de que os prematuros precisam para desenvolver-se, como ajuda para respirar e ganhar de peso. A neonatologista Dra. Carolina Pontin comenta que a prematuridade exige uma série de cuidados médicos e pode oferecer alguns riscos para a saúde do bebê recém-nascido, mas, devido aos avanços da tecnologia prestada nas unidades de terapia neonatal, a sobrevida desses bebês aumentou muito.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Vacy Álvaro

    Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.