Espetáculo das águas: vazão das Cataratas promete show no fim de semana

Passarela de acesso ao mirante da Garganta do Diabo foi interditada no final da manhã desta sexta, mas todos os demais pontos permanecem abertos. Imagem: Nilmar Fernando / Equipe Cataratas
Siga a gente no

Na manhã desta sexta (3), volume do Rio Iguaçu já estava sete vezes acima do normal no Parque Nacional do Iguaçu.

Sabe aquelas cenas das Cataratas com muita, mas muita água mesmo? Aproveite! As fortes chuvas que alimentaram a bacia do Rio Iguaçu nos últimos dias estão fazendo com que a vazão na região fronteiriça já esteja sete vezes acima do normal, com tendência de alta para o fim de semana.

Às 9h desta sexta-feira (3), a medição feita pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), nas proximidades do Hotel das Cataratas, apontou 9.980 metros cúbicos por segundo (m³/s), o que equivale a 9.980.000 litros escorrendo pelos paredões a cada segundo de contemplação da grandiosidade das quedas d’água.

Vídeo: Cataratas S.A.

Mirante da Garganta do Diabo, lado brasileiro. Imagem: Edilson Emerson.

A título de comparação, as imagens clássicas das Cataratas, feitas com vazão considerada padrão, mostram a paisagem com 1.450m³/s, sete vezes menor. A escalada no volume do Rio Iguaçu impressiona e pode ser vista na tabela abaixo, que acompanha o movimento desde a madrugada.

Gráfico: Copel

Para o fim de semana, a projeção é de até 11.000m³/s nas Cataratas. No lado argentino, a direção do Parque Nacional Iguazú optou por suspender o acesso à passarela da Garganta do Diabo, que tem 1.100 metros de caminhada sobre as águas.

Imagem: Divulgação / Iguazú Argentina

No lado brasileiro, a decisão anunciada às 11h desta sexta foi de interditar o mirante da Garganta do Diabo, mas manter todos os outros pontos abertos. “As previsões para os próximos 30 dias são de que a vazão, para delírio dos visitantes, fique na média de dois milhões a cinco milhões de litros por segundo, garantindo uma experiência singular”, descreve a concessionária Cataratas S.A.

Em junho, o Parque Nacional do Iguaçu estará aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 16h; e aos sábados e domingos, das 8h30 às 16h. A venda de ingressos é pelo site www.cataratasdoiguacu.com.br, no qual você pode reservar dia e horário de preferência para visitar as Cataratas.

Passarela de acesso à Garganta do Diabo, lado brasileiro, no início da manhã. Imagem: Nilmar Fernando.
Mirante próximo às quedas proporciona vista impressionante das Cataratas. Imagem: Nilmar Fernando.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->